Projeto Talento CESAS: Um olhar pedagógico multirreferenciado para a integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Virgínio Beltrami
  • Airan Almeida de Lima

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia multirreferenciada

Resumo

O presente trabalho aborda a reflexão teórica e prática acerca do projeto Talentos CESAS, que se consubstancia no processo da construção dos referenciais, metodologias e ações práticas, como forma de oxigenar o pensamento e a práxis do educador. Sua reflexão se inicia contextualizando a escola de Educação de Jovens e Adultos CESAS, local onde se desenvolve a integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base em um olhar pedagógico multirreferenciado, visando fortalecer a autonomia do estudante para elaborar o seu projeto de vida. Em seguida, esclarece-se como, fundamentado na análise de SWOT, fazer para superar os fatores que ameaçam a realização do Projeto Talentos CESAS e, simultaneamente, fortalecer os fatores que favoreçam a integração da Educação Profissional com a EJA em uma perspectiva transformadora do ecossistema escolar. É esclarecido, em seguida, a importância de ampliação dos referenciais e práticas que viabilizaram a operacionalização do projeto, que busca na integração da Educação Profissional com a EJA. Conclui-se com a indicação da construção de uma educação que seja um meio prático de contribuir para a construção de vidas.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-11-21