Educação Profissional: Evolução e transformações do ensino técnico entre os anos 2003 e 2011

Autores

  • João Paulo Santos Neves

Palavras-chave:

Ensino Profissional, Transformações, Democratização

Resumo

O presente artigo remonta aspectos históricos do ensino técnico-profissional entre os anos de 2003 e 2011 no âmbito federal. As raízes da educação profissional no Brasil penetram no alicerce da intenção assistencial, uma vez que se destinou a amparar órfãos e os desvalidos da sorte. Desde então, ciência e tecnologia foram cada vez mais indicadas como convergentes nos objetivos tanto para o ensino médio quanto para a educação profissional. Diante dessa concepção e de todas as influências, a educação – em especial a educação profissional – sofreu intensas modificações no decorrer histórico. Assim, devido à nova conjuntura econômica, foi necessária uma reavaliação do mercado de trabalho e suas dinâmicas extrínsecas na sociedade, como também na educação. Tantas transformações puderam ser claramente verificadas diante das Leis e Decretos, bem como ações que buscaram e ainda buscam consolidar essa modalidade de ensino no Brasil. A política de expansão da educação profissional acabou por ampliar a ideia de formação, cumprindo uma função social, política e educacional ao associar a importância da modalidade com o desenvolvimento nacional. Todas estas transformações e reconfigurações trouxeram duas situações: por um lado, o ideal de formação estritamente relacionada ao mercado de trabalho, e por outro, o ideal de formação tecnológica como forma de democratização do conhecimento.

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Publicado

2016-11-21