A expansão da oferta integrada da Educação Profissional: Princípios e estratégias

Autores

  • Márcia Castilho de Sales

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Currículo Integrado

Resumo

Cada estado tem em sua estrutura um órgão gestor da Educação Profissional, constituído por uma equipe de trabalho que define uma política local objetivando a implantação, desenvolvimento e consolidação de ações para a formação do cidadão e sua inter-relação com o mundo do trabalho. O texto apresenta o relato adotado pela equipe que trabalhou com a Educação Profissional na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), no período de 2013-2014, no sentido de expandir essa oferta integrada com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos nas unidades escolares que oferecem condições de implantação na rede de ensino. Descrevemos o processo a partir das seguintes etapas: definição de diretrizes e princípios de organização coletiva pela instituição escolar através de documento normatizador para criação do curso técnico integrado; eventos e reuniões intersetoriais destinadas ao compartilhamento de experiências de implantação da oferta integrada de Educação Profissional; assessoramento pedagógico para as instituições optantes do procedimento de criação e implantação dos cursos técnicos integrados. Como resultado desse processo, apresentamos a experiência de três unidades escolares que optaram pela criação dos cursos técnicos: dois cursos integrados com a Educação de Jovens e Adultos e um curso integrado com o Ensino Médio.

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Publicado

2016-11-21