O despertar de uma heroína: o encontro com uma escrita que expressa a identidade e inspira uma nova perspectiva do futuro
Keywords:
Identidade, Juventude, Transformação, VozAbstract
Em busca de um herói que personificasse os anseios da juventude contemporânea, confrontando-se com atitudes que fomentam a desonestidade, preconceito e desrespeito à diversidade, nossos estudantes conceberam um livro com o propósito de resgatar sua própria identidade e moldar uma perspectiva diferente para o futuro. Conscientes de que os jovens são os verdadeiros protagonistas do futuro, ao longo do ano letivo de 2023 no Centro de Ensino Fundamental 8 do Guará implementamos o projeto NaMoral, uma parceria entre o Ministério Público e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Seu propósito é inculcar princípios de integridade, honestidade, empatia e respeito, dentre outros, nos estudantes, de forma a vislumbrar um horizonte mais promissor para nossa nação. A produção de um livro pelos próprios alunos, narrando a inspiradora história de uma super-heroína genuinamente brasileira, promoveu o empoderamento da força feminina e a desconstrução dos estereótipos de gênero impostos pela sociedade. Além disso, estimulou o gosto pela escrita e a necessidade de expressão livre por parte dos estudantes, cultivando a responsabilidade pela transformação e a consciência de que suas vozes estão sendo ouvidas e compreendidas.
The awakening of a heroine: the encounter with a writing that expresses identity and inspires a new perspective of the future
Abstract
In search of a hero who expresses the identity that today's youth long for, confronted with values that encourage dishonesty, prejudice, and disrespect for diversity, the students have created a book that aligns with rediscovering who they are and how they can change the perspective of the future. Without individual freedoms, reality demands a new way of existence. This new generation, according to the author, should demand citizens who actively work towards solving social problems while respecting cultural specificities. Understanding that young people are the protagonists of the future, we have been working on the Na Moral project throughout this academic year at the CEF 8, a school in Guará. This project is a partnership between the Public Ministry and the Department of Education in the Federal District and aims to instill principles of integrity, honesty, empathy, and respect, among other virtues, in the students, so that we can envision a different future for our country. Their creation of a book, narrating the quintessentially Brazilian story of a super heroine, brings forth the women’s empowerment and deconstructs gender norms, the image imposed by society, and awakens the desire for writing and the need for free expression, the responsibility for transformation, and the understanding that their voices are being heard.
Keywords: Identity. Youth. Transformation. Voice.