A descoberta de corantes alternativos na educação infantil
Keywords:
Aprendizagem significativa, Construção do conhecimento, Processos cognitivosAbstract
Este projeto foi realizado com uma turma de pré-escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e teve como objetivo descobrir onde e como obter corantes/pigmentos alternativos em vegetais. Para tanto, foram desenvolvidas ações baseadas nos critérios e nas condições da aprendizagem significativa, com enfoque nos processos cognitivos científico e histórico de construção do conhecimento. Esses processos foram trabalhados em todas as atividades realizadas, por meio dos procedimentos específicos de cada um e complementares entre si. Todas as crianças da turma participaram das atividades, e os resultados alcançados, por meio do aprender a conhecer e aprender a fazer, demonstraram ser satisfatórios, reconhecendo-se, ao final, a condição das crianças para identificar e reproduzir as experiências vivenciadas.
ABSTRACT: This project was carried out with a preschool class from the State Department of Education of the Federal District and aimed to find out where and how to obtain alternative dyes/pigments in vegetables. To this end, actions were developed based on the criteria and conditions of meaningful learning, with a focus on the cognitive, scientific and historical processes of knowledge construction. These processes were worked on in all activities carried out, through specific procedures for each one and complementary to each other. All the children in the class participated in the activities, and the results achieved, through learning to know and learning to do, proved to be satisfactory, recognizing, in the end, the condition of children to identify and reproduce the experiences they had.
Keywords: Meaningful learning. Construction of knowledge. Cognitive processes.