Os sabores da nossa escola

Autores

  • Larissa De Assis Souza Oliveira Escola Classe 303 de São Sebastião SEEDF
  • Carem Tamiris Oliveira dos Santos SEEDF

Palavras-chave:

Valorização, Sabor, Letramento, Estudante, Visibilidade, Unidade Temática

Resumo

Este relato de experiência trata de estratégias utilizadas na Escola Classe 303 de São Sebastião, no ano de 2022, para recomposição das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais. Trata da ênfase ao letramento, a partir das experiências dos estudantes, através de memórias afetivas ligadas ao sabor e da valorização das diversas configurações familiares e suas respectivas nações de origem. Prima por dar visibilidade ao protagonismo feminino e a uma educação antirracista e polifônica, partindo de Unidades Temáticas desenvolvidas, mensalmente, ao longo do ano letivo, sempre dando ênfase às datas comemorativas que representem as conquistas políticas das minorias invisibilizadas pela sociedade. O objetivo é que os educandos passem a ter o hábito de valorizar as próprias produções e as de seus pares. Além de ajudar na organização do trabalho pedagógico, o principal alvo dessa prática é fazer com que o estudante se sinta motivado a aprender e se entenda como parte fundamental desse percurso.

Abstract: This experience report describes strategies used at Escola Classe 303 of São Sebastião, in the year 2022, to recompose the learning process of Elementary School students in the Initial Series. It emphasizes the literacy process, based on the students' experiences, through affective memories linked to the taste, and on the appreciation of different family configurations and their respective nations of origin. It highlights the visibility of female protagonism and of anti-racist and polyphonic education, based on Thematic Units developed monthly throughout the school year, always emphasizing commemorative dates that represent the political achievements of minorities that have been made invisible by society. The goal is for students to learn valuing their own productions and those of their peers. In addition to helping organize the pedagogical work, the main aim of this practice is to make students motivated to learn and to see themselves as a fundamental part of this path.

Keywords: Appreciation. Flavor. Literacy. Student. Visibility. Thematic unit.

 

Biografia do Autor

Larissa De Assis Souza Oliveira, Escola Classe 303 de São Sebastião SEEDF

Normalista da extinta Escola Normal de Ceilândia, filósofa, trabalha com Educação há 23 anos. Na SEEDF, atua desde 2005, como professora, coordenadora e, atualmente, na gestão.

Carem Tamiris Oliveira dos Santos, SEEDF

Pedagoga. Atua na SEEDF desde 2017 como professora, supervisora pedagógica e, atualmente, na gestão. Advinda da escola pública, conhecedora do poder transformador da educação.

Downloads

Publicado

2023-06-30