Letramento racial

práticas pedagógicas antirracista

Autores

  • Marina Morenna Alves de Figueiredo SEEDF
  • Thomaz Antônio Santos Abreu SEEDF
  • Kaique Batista Souza SEEDF
  • Tauan de Souza Garcia SEEDF

Palavras-chave:

Currículo, Educação afrocêntrica, Letramento racial

Resumo

O presente artigo discute possibilidades e práticas pedagógicas de letramento racial. O Brasil é marcado por desigualdades raciais e, mesmo com as políticas públicas neste século, voltadas para a redução dessas desigualdades, o país caminha a passos lentos, mas, de fato, não tem logrado êxito. Dessa forma, propõe-se neste texto a estruturação de uma disciplina de letramento racial com intuito de contribuir para superação de tais desigualdades. Neste sentido, há “espaços” privilegiados na educação básica para esta discussão em sala de aula, a saber: a Parte Diversificada e a Atividade de Formação Pessoal e Social, ambas disciplinas do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Para tanto, são necessárias no trabalho pedagógico outras perspectivas e formas de ler o mundo, diferentes das preconizadas no ocidente. Assim, este artigo discute tais perspectivas e apresenta os resultados deste trabalho em sala de aula.

Abstract

This article discusses educational practices and possibilities of racial literacy. Brazil is characterized by racial inequalities, and, despite the effort of public policies along the current century, the country has taken slow steps and, indeed, has not succeeded. For this reason, it is proposed in this paper the structuring of a school discipline of racial literacy which goal is to contribute towards the overcoming of such inequalities. In this sense, there are favoured “spaces” in basic education for such discussion in the classroom, namely: the Parte Diversificada (“Diversified Part”) and the Atividade de Formação Pessoal e Social (“Activities of Social and Personal Pedagogical Formation”), which are school disciplines of the Currículo em Movimento (“Curriculum on the move”) of the Educational Bureau in Distrito Federal. For this purpose, alternate perspectives and ways of reading the world differently from the ones envisioned in the West are necessary in the teaching work. Therefore, this article discusses such perspectives and presents the results of the pedagogical work in those areas.

Keywords: Curriculum. Afro-centered education. Racial literacy.

Biografia do Autor

Marina Morenna Alves de Figueiredo, SEEDF

Mestre geógrafa, professora do PROEM na SEEDF

Thomaz Antônio Santos Abreu, SEEDF

Doutor em Literatura, vice-diretor do PROEM na SEEDF

Kaique Batista Souza, SEEDF

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental II

Tauan de Souza Garcia, SEEDF

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental II

Downloads

Publicado

2023-06-30