Analisando o tempo de alimentação de minhocas

Autores

  • Bruno Clavier Ferreira Dos Santos CEM 04 de Sobradinho - SEEDF
  • Ketlen Vitoria Silva Santiago CEM 04 de Sobradinho - SEEDF
  • Yure Lemes CEM 04 de Sobradinho - SEEDF
  • Francimar Gomes de Oliveira Júnior SEEDF

Palavras-chave:

Matemática, EJA Interventivo, Experimento, Minhoca, Decomposição, Matéria orgânica

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência e tem como objetivo expor os processos utilizados e os resultados encontrados durante a investigação da quantificação do tempo de decomposição da matéria orgânica pelas minhocas californianas do projeto do minhocário do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho, unidade escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Essa atividade foi realizada por estudantes da Educação de Jovens e Adultos Interventiva do 2º segmento dessa escola durante as aulas de Matemática. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo de Popper descrito por Marconi e Lakatos (2003) a partir das observações e anotações em um diário de bordo. Após onze dias de observação, percebemos que as minhocas haviam comido toda a matéria orgânica, porém, ao se buscar a validação repetindo o teste, uma interferência externa modificou as observações, impossibilitando a repetição do experimento. Adicionalmente, percebemos uma mudança na temperatura do húmus, mas não investigamos o motivo. Sugerimos, em trabalhos futuros, a investigação de fatores relacionados a essa mudança de temperatura no húmus da composteira, além da replicação do intervalo de tempo encontrado para as minhocas decomporem a matéria orgânica.

Abstract

This work is an experience report and aims to present the processes used and the results obtained during the investigation of the quantification of the decomposition time of organic matter by Californian earthworms from the vermicomposting project at the Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho, a school unit of the State Department of Education of the Federal District. This activity was carried out by students of the Interventive Youth and Adult Education of the 2nd segment of this school during Mathematics classes. The hypothetical-deductive method by Popper described by Marconi and Lakatos (2003) was used based on observations and notes in a logbook. After eleven days of observation, we noticed that the earthworms had consumed all the organic matter. However, when attempting to validate the data by repeating the test, an external interference altered the observations, preventing the repetition of the experiment. Furthermore, we noticed a change in the temperature of the humus, but we did not investigate the reason. In further studies, we suggest the investigation of factors related to the variation of humus temperature and also the replication of the time interval found is this study to the earthworms decompose organic matter.

Keywords: Mathematics. Decomposition. Organic matter. Experiment. Interventive Youth and Adult Education. Education.

 

Biografia do Autor

Bruno Clavier Ferreira Dos Santos , CEM 04 de Sobradinho - SEEDF

Estudante do 8º semestre da Educação de Jovens e Adultos Interventiva, 2º Segmento, do CEM 04 de Sobradinho - SEEDF.

Ketlen Vitoria Silva Santiago, CEM 04 de Sobradinho - SEEDF

Estudante do 6º semestre da Educação de Jovens e Adultos Interventiva, 2º Segmento, do CEM 04 de Sobradinho - SEEDF.

Yure Lemes, CEM 04 de Sobradinho - SEEDF

Estudante do 6º semestre da Educação de Jovens e Adultos Interventiva, 2º Segmento, do CEM 04 de Sobradinho - SEEDF.

Francimar Gomes de Oliveira Júnior, SEEDF

Licenciado em Matemática pela UFMS. Mestre em Educação Matemática pelo PPGEduMat da UFMS. Integra o Grupo de Formação, Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (GFEPEM). Atua como professor de Matemática desde 2018. Contato: fgoliveirajunior@gmail.com

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Publicado

2023-06-30