http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/issue/feedRevista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica2025-11-05T00:00:00-03:00Editoria Executiva da Revista Com Censo Jovemrccjovem@se.df.gov.brOpen Journal Systems<p>A <em>Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica</em> (ISSN 2764-8419) é uma publicação científica de acesso livre e periodicidade anual, que adota o processo de avaliação por pares (duplo-cego). A editoração da RCCJ é uma iniciativa da Revista Com Censo (RCC), vinculada à Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), no âmbito do fomento ao letramento científico.</p> <p>A RCCJ tem como objetivo promover <strong>a publicação de trabalhos originais de iniciação científica escritos, em língua portuguesa, por estudantes e sob orientação de seus/suas professores/as da Educação Básica, fomentando a pesquisa, o letramento científico e o protagonismo estudantil. </strong></p> <p>O periódico realiza a publicação de trabalhos de iniciação científica que explorem temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica.</p> <p>Os trabalhos submetidos para a RCCJ devem ser originais e escritos em língua portuguesa.</p>http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2078A extração de óleo essencial de citronela com o uso de materiais de baixo custo 2025-09-10T11:17:08-03:00Anna Karyna Teixeira Spier naoseaplica@gmail.comCinthya Gabrielly Dourado de Albuquerque naoseaplica@gmail.comÍtallo Victor de Sousa Ferreiranaoseaplica@gmail.comJúlia Damásio Cunha dos Santos naoseaplica@gmail.comMariana Alves da Silva naoseaplica@gmail.comDaniel Rodrigues de Oliveiradanro.oliveira@gmail.comLucília Zeymer Alves Corrêaluciliazeymer@gmail.com<p>A dengue, transmitida pelo mosquito <em>Aedes aegypti</em>, é um desafio à saúde pública no Distrito Federal, intensificado pelas condições climáticas do Cerrado e pelo crescimento urbano desordenado. Para combater a proliferação do vetor, o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue promoveu um treinamento em maio de 2024, no CED nº 08 do Gama, abordando estratégias pedagógicas para o controle da doença. Como resultado, foi desenvolvido um projeto escolar para a extração de óleo essencial de citronela e a produção de repelentes naturais, incentivando a investigação científica entre os estudantes. O estudo avaliou a viabilidade da extração do óleo utilizando materiais acessíveis e de baixo custo, além de testar sua eficácia contra o mosquito. A extração foi realizada por destilação por arraste a vapor, utilizando uma panela de pressão e um condensador de cobre. O óleo essencial obtido foi empregado na fabricação de difusores e repelentes, que demonstraram reduzir significativamente a presença de mosquitos no ambiente escolar. O projeto integrou diversas disciplinas e promoveu a sustentabilidade, a preservação do Cerrado e a responsabilidade social, evidenciando a viabilidade do uso da citronela como alternativa ecológica no combate à dengue. Além disso, reforçou a importância de projetos educacionais na formação científica dos alunos e na busca por soluções acessíveis para problemas de saúde pública.</p>2025-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2082Multilinguismo no Xingu e o Povo Yawalapiti: a importância da preservação das línguas originárias2025-09-04T17:39:30-03:00João Victor Medeiros Kotlinski Dearmasdearmas1201200@gmail.comGeovana Jordão Lirajordaolirageovana@gmail.comLetícia Furtado Santosleticiafurtado969@gmail.comLuna Karina Sousalunnasousa206@gmail.comThie Ito Kawasakinaoseaplica@gmail.com<p>Com a introdução de línguas dentro de sua própria comunidade e principalmente pela influência do português em suas vidas, vários povos indígenas vêm pouco a pouco perdendo o hábito de falar em suas línguas originárias. Neste cenário, essa pesquisa investiga o multilinguismo dentro da comunidade Xingu como um todo, as diferentes famílias e troncos linguísticos das quais fazem parte e a história que explica tamanha diversidade, sendo esse o objeto da primeira parte da investigação. Feita a abordagem de uma visão geral dentro da comunidade Xingu, o Alto Xingu nos traz um caso interessante: o povo Yawalapiti e a sua língua de origem, que leva o mesmo nome. Inspirado fortemente na dissertação de Tapí Yawalapiti, em que ele aborda os detalhes sobre o seu povo e a tentativa de resgate da sua língua que até o momento possuía apenas três falantes oficiais, este artigo discute o caso com atenção, ressaltando aspectos culturais e sociolinguísticos. Ao final, o texto traz, de forma breve e contextualizada, a importância da ação contínua do autor e do ato em si de preservar uma língua originária, refletindo o desejo de que as culturas originárias sejam preservadas e amplamente valorizadas no território nacional.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2207TDAH nas escolas: contribuição do movimento para o aumento da concentração 2025-08-29T12:44:05-03:00Lívia Lázara Coutinho Gandraliviagandra16815@gmail.comIsabele Silva de Almeidabele.silva.almeida@gmail.comJimena Bruna Ferreira Lemosjimena.lemos@bomjesus.br<p>Nesta pesquisa foi abordado o Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDAH), bem como as suas consequências para os indivíduos que o possuem, principalmente no âmbito escolar. A escolha de trabalho sobre esse tema surgiu a partir da observação de alunos que possuíam o TDAH e, com ele, um alto grau de dificuldade de se concentrar nas aulas com formato proposto pelas típicas escolas brasileiras. A metodologia utilizada para se conhecer mais sobre o assunto foram pesquisas feitas em formulários direcionadas a profissionais que trabalham nessa área, bem como a alunos que possuem o TDAH. Além disso, foram indicados meios de aumentar a concentração em ambientes com maior volume de distração para indivíduos com dificuldade de foco,. Como resultado, constatou-se melhora da qualidade de aprendizagem dos estudantes que testaram os métodos indicados para aumentar a concentração e mostrou-se necessária uma mudança na forma como os próprios indivíduos lidam com a dificuldade de atenção em locais de menor capacidade para a concentração, focando principalmente em movimentos corporais que estimulam a liberação de hormônios estimulantes, como a Serotonina e a Dopamina. Ademais, entendeu-se como importante a adequação das escolas, por meio da preparação de ambientes mais propícios para os indivíduos com TDAH e de uma formação sobre o tema para os pedagogos presentes nas instituições de ensino. Assim, espera-se mitigar os estigmas relacionados ao Transtorno de Atenção com Hiperatividade, evidenciar opções de técnicas que melhorem o ambiente de ensino para os indivíduos, tanto de forma individualizada, como para o ambiente escolar em si.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2133O Cerrado sob a ótica dos educandos: o espaço do Centro Educacional Dona América Guimarães e a criação de um aplicativo2025-09-15T12:21:08-03:00Guilherme Gustavo de Sousa Oliveiraguilhermegustavo.so@gmail.comAllan Kelvin Lopes da Silvaallankelvin13@gmail.comCecília de Souza Soaresnaoseaplica@gmail.comJoaquim Miguel Vieira de Sousa Ramosnaoseaplica@gmail.comLayla Emanuely dos Santos Souzanaoseaplica@gmail.comMarina Vidal Carneiro da Costa Vidal Carneiro da Costanaoseaplica@gmail.comMariana Queiroz de Assisnaoseaplica@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência didático-pedagógica vivenciada no âmbito do 13º Circuito de Ciências das escolas públicas do Distrito Federal, focado na valorização do bioma Cerrado. A proposta articula educação ambiental, senso de pertencimento ecológico e inovação tecnológica, envolvendo alunos do Centro Educacional Dona América Guimarães (CEDDAG), localizado em Arapoanga, Distrito Federal, em práticas de pesquisa e prototipagem de um aplicativo digital. O Cerrado, reconhecido por sua biodiversidade e por ser um dos biomas mais ameaçados do país, serve como objeto de estudo e ação transformadora. A metodologia do projeto seguiu etapas interativas, interdisciplinares e investigativas, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o protagonismo juvenil. Como produto educacional, os estudantes desenvolveram a ideia de um aplicativo <em>mobile</em> intitulado <em>Mangaba Cerrado</em>, com funcionalidades voltadas à catalogação da flora local. Os resultados indicam o fortalecimento da consciência ecológica dos discentes, além da valorização da ciência como ferramenta de transformação social. Reflete-se, por fim, sobre a importância da integração entre meio ambiente, educação e tecnologia como caminho para a formação cidadã.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2146Birdwatching no polo de atendimento de altas habilidades/superdotação da Escola Classe 64 de Ceilândia, Distrito Federal2025-09-29T14:57:36-03:00Augusto Borges Aguiar Queirozaugusto.abaq2010@gmail.comNíckolas Merola Moreiranickolasmero@gmail.comLucas Mendes dos Santoslmslucas78@gmail.comRosevaldo Pessoa Queirozrosevaldo.queiroz@edu.se.df.gov.br<p>Aves são carismáticas e importantes para o equilíbrio das relações ecológicas onde estão inseridas. Constituem 25% do número total de vertebrados, com cerca de 11 mil espécies. O estudo da avifauna urbana pode oferecer informações sobre a qualidade ambiental da cidade, pois aves são bioindicadoras. Foram feitas observações semanais de março a novembro de 2023, pelo método de avistamento, na Escola Classe 64 de Ceilândia, Distrito Federal. Registrou-se 57 espécies de aves. Além do levantamento de espécies, foi possível registrar que algumas delas usam a área da escola como local de reprodução. Isto reforça a importância da manutenção de áreas verdes no perímetro urbano na preservação da avifauna. O pombo-doméstico se manteve em números muito reduzidos e não nidificou na escola, já que a competição por recursos com outras espécies pode ter exercido uma importante pressão no seu controle. A presença ocasional de predadores indica uma teia de interações com outros microambientes onde as aves estão presentes. Além da relevância científica do projeto, ressalta-se seu potencial pedagógico ao aproximar a teoria e a prática de ciências sem precisar sair do ambiente escolar.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2117As emoções do Cerrado sob a perspectiva da Educação Inclusiva: um projeto de educação socioambiental com estudantes com deficiência2025-09-10T08:56:24-03:00Adryan Lacerda de Oliveiranaoseaplica@gmail.comAdriano Santana de Paula Oliveiranaoseaplica@gmail.comCalebe Oliveira Silvanaoseaplica@gmail.comEsthevão Caetano da Silvanaoseaplica@gmail.comAna Caroline Barbosa Filgueiraemaildacarol1986@gmail.comMiriam Ferreira Lealmiriam.leal@edu.se.df.gov.brFernando dos Santos Fournierfernandoffournier@gmail.com<p>O presente trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) no Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga – Colégio Cívico Militar do Distrito Federal, utilizando o bioma Cerrado como recurso metafórico e sensorial para o reconhecimento e expressão de emoções. O projeto propôs atividades interdisciplinares envolvendo contação de histórias, criação artística com tangram, construção de mapas afetivos e a Janela das Emoções, mediando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio de experiências concretas e simbólicas. Ao longo de seis meses, estudantes participaram das ações, revelando avanços significativos na ampliação do vocabulário emocional, na autorregulação e nas interações sociais. O uso de animais do Cerrado como metáforas emocionais permitiu que as crianças se vissem refletidas em narrativas da natureza, promovendo o pertencimento e o engajamento. Os resultados apontam para a potência de metodologias sensíveis e contextualizadas, que consideram os tempos e modos de aprendizagem de cada sujeito. A apresentação do projeto por estudantes no 13° Circuito de Ciências reafirmou sua dimensão inclusiva e transformadora. A experiência demonstrou que a verdadeira inclusão se constrói com escuta, sensibilidade e valorização dos saberes locais, confirmando a relevância do bioma como mediador simbólico e afetivo na educação especial.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2121Borboletário: criando borboletas na escola2025-09-10T11:44:22-03:00Ana Elisa Almeida Simõesnaoseaplica@gmail.comJoão Marcos Teixeira Rosa Vexenatnaoseaplica@gmail.comRebeca Migliorini Lucingernaoseaplica@gmail.comValentina Melquíades Oliveiranaoseaplica@gmail.comVitor Vizeu Chamonnaoseaplica@gmail.comAna Heloisa de Oliveira Nascimentoheloisan@gmail.comEloiza Cristina da Costacostaeloiza04@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O projeto </span><em><span style="font-weight: 400;">Borboletário: criando borboletas na escola,</span></em><span style="font-weight: 400;"> realizado em 2023 e em 2024 por estudantes do 1º e 2º ano na Escola Classe 403 Norte, reproduziu na sala de aula o ambiente da natureza onde ocorre o ciclo de vida das borboletas. O projeto surgiu a partir da observação da horta da turma onde foram encontradas lagartas que devoraram as folhas das hortaliças. Com o objetivo de conhecer o ciclo de vida das borboletas, foi montado um borboletário com materiais simples para observação diária. Nos dois anos em que se realizou o projeto, a experiência foi exitosa, sendo possível ver o ciclo de vida completo da borboleta-da-couve (</span><em><span style="font-weight: 400;">Ascia monuste orseis</span></em><span style="font-weight: 400;">). A partir dos conhecimentos adquiridos, decidiu-se ampliar a investigação para incluir as borboletas presentes no bioma Cerrado e participar do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, realizado em 2024.</span></p>2025-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2125Robótica Educacional com Estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental: a construção de um jogo sobre o Cerrado brasileiro2025-09-24T11:19:54-03:00Alice Serejo Leite da Silvanaoseaplica@gmail.comGeovanna da Conceição Meneses naoseaplica@gmail.comLarah Dourado Borgesnaoseaplica@gmail.comWendy Nayanne do Nascimento Borgesnaoseaplica@gmail.comSheley Cristina Corrêa da Silvasheley.correa@gmail.comWesley Pereira da Silvawesleynh3@gmail.com<p>O presente texto é um relato de ações desenvolvidas com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia. As ações tiveram como objetivo intercalar conceitos científicos sobre o bioma Cerrado e o desenvolvimento da competência de Pensamento Computacional nos preparativos para uma competição de robótica que ocorreu no mês de dezembro de 2024. Os professores-orientadores apresentaram as especificidades desse bioma e incentivaram a participação discente por meio de projetos envolvendo a Robótica Educacional e a construção de jogos na Plataforma Scratch. Assim surgiu a proposta de construir o jogo: “Com os pés no Cerrado”. Para a realização das ações foram utilizados os computadores do laboratório móvel da escola e quatro placas MakeyMakey. Este jogo foi utilizado como projeto de inovação no Torneio de Robótica promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A presente ação pedagógica evidenciou o aprendizado sobre o bioma Cerrado, no momento da criação das perguntas pelos estudantes para compor o jogo, pois, percebemos, na diversidade das questões, o conhecimento sobre a fauna, a flora e formas de preservação ambiental desse tão importante bioma. No torneio, os estudantes tiveram que desenvolver diversas capacidades, como o trabalho em equipe, resolução de problema, raciocínio lógico e outras.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2123Circuito de Ciências na Educação Infantil: plantando consciência ambiental com o projeto "Sem Floresta, Sem Futuro"2025-09-15T11:35:00-03:00Viviane Giusti Balestrinvivianebalestrin@gmail.comSacha Claelsachaclael@hotmail.com<p>O projeto “Sem Floresta, Sem Futuro: O Impacto do Desmatamento na Qualidade de Vida da População” foi desenvolvido com crianças de 4 a 5 anos, no Centro de Educação Infantil 01 de Taguatinga, e conquistou o primeiro lugar na categoria Educação Infantil na etapa regional do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, além do segundo lugar na etapa distrital. Orientado pelo professor da Sala de Recursos e pela psicóloga, o projeto promoveu iniciação científica e educação ambiental, com ênfase em sustentabilidade e inclusão escolar. Por meio de um experimento simulando diferentes coberturas vegetais, demonstrou-se que a ausência de vegetação provoca erosão do solo e desmoronamento, enquanto a grama viva mantém a estabilidade do solo e protege as construções. Atividades complementares, como o cultivo de mudas em copos personalizados, confecção de lápis-semente e criação de painéis com tampinhas de PET, reforçaram conceitos de reaproveitamento e cuidado ambiental. Os resultados evidenciaram o engajamento das crianças, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, avanços na socialização e linguagem, além da sensibilização para a importância da preservação ambiental como fator essencial para a qualidade de vida. O projeto alinhou-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente em educação de qualidade, redução das desigualdades, consumo responsável, ação climática e preservação da vida terrestre. Dessa forma, contribuiu para a formação de estudantes críticos e conscientes, preparados para enfrentar desafios ambientais atuais e futuros, promovendo uma cultura de sustentabilidade desde a infância e fortalecendo a integração entre ciência, inclusão e responsabilidade socioambiental. </p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2227Arte e ciência: dois universos que se conectam2025-09-16T09:56:13-03:00Jhonatan Kallil Bernabéjhonatankallilcontato@gmail.comBárbara Carolina Vanderley Boaventurabarbara.boaventura@se.df.gov.br2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2226Programa Pontes para o mundo: conectando horizontes2025-09-11T12:33:19-03:00Maria Eduarda de Limalegerduda@gmail.comGeovane OIiveira Cruzgeovaneoliveracruz@gmail.comBárbara Carolina Vanderley Boaventurabarbara.boaventura@se.df.gov.brDapheny Day Leandro Feitosadapheny.feitosa@se.df.gov.br<p>O programa <em>Pontes para o Mundo</em> é um programa executado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que ofereceu a 100 estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal a oportunidade de vivência internacional educacional no Reino Unido. A primeira edição do programa ocorre entre setembro e dezembro de 2025. Maria Eduarda de Lima e Geovane Oliveira Cruz são alunos do CED 104 Recanto das Emas e foram selecionados para o programa.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2243Apresentação2025-10-06T15:59:05-03:00Dapheny Day Leandro Feitosa20003374@se.df.gov.br<p>Graduada em Letras Português -UnB. Mestra e doutora em Literatura (UnB). Professora de língua portuguesa - SEEDF. Editora da Revista Com Censo Jovem (SEEDF).</p> <p> </p> <p> </p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básicahttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/article/view/2233Editorial 2025-09-26T18:17:58-03:00Bárbara Carolina Vanderley Boaventurabarbara.boaventura@se.df.gov.br<p>Editora-chefe da Com Censo Jovem. Graduada em Português - Bacharelado e Licenciatura pela UnB. Mestre e doutoranda em Linguística pela UnB.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica