O livro didático de Ciências Humanas pós-BNCC: um olhar sobre a Educação Ambiental no Ensino Médio do Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Material Didático, Ensino Médio, Ciências HumanasResumo
Este trabalho nasce da preocupação com a temática da educação ambiental. Em ano de implementação de mudanças na organização do Ensino Médio, observou-se durante a prática docente uma lacuna na abordagem do tema por parte do material didático elaborado para auxiliar no trabalho das Ciências Humanas em sala de aula. Portanto, o objetivo é analisar este material por investigação de palavras-chave. A metodologia adotada iniciou-se com revisão bibliográfica do tema e dos marcos legais, seguida de levantamento numérico de escolha das coleções de Ciências Humanas em todas as Regionais de Ensino do Distrito Federal, pois optou-se por proceder à análise da coleção que tivesse sido escolhida pelo maior número de Unidades Escolares, de forma a expandir a abrangência dos resultados. Uma vez identificada a coleção mais escolhida, foram selecionadas quatorze palavras-chave abrangentes para análise, com um levantamento quantitativo e qualitativo da presença de cada uma na coleção, a fim de identificar pela análise do contexto em qual corrente - conservadora ou crítica - a Educação Ambiental praticada se encaixa, bem como se o material proporciona aos professores o suporte necessário para que a questão - definida pelo currículo em movimento do Distrito Federal como tema transversal - seja suficientemente abordada no cotidiano escolar.