Evolução de crianças do bloco inicial de alfabetização após a primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Fonoaudiologia educacional. , Modelo de resposta à intervenção. , RTI. , Covid-19. , Alfabetização.Resumo
Este estudo tem o objetivo de verificar a evolução de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Região Administrativa da Ceilândia-DF após a implementação de um programa de intervenção da primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo longitudinal prospectivo e analítico, em que foram selecionados 66 escolares e cinco professores regentes do 2º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes foram submetidos ao Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura-IPPL antes e após a aplicação do Programa de Intervenção Fonológica para o Ensino Remoto/Híbrido (PRIF-RH) por 12 semanas. Observou-se que a maior parte das crianças apresentou melhora no IPPL e evoluiu para a adequação após a intervenção. Além disso, quanto pior foi o desempenho inicial da criança, melhor foi o ganho dela. Os resultados encontrados demonstram que a intervenção feita de forma remota/híbrida foi eficiente e ajudou a melhorar o desempenho das crianças.