Evolução de crianças do bloco inicial de alfabetização após a primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Lídia Silva Saldanha Universidade de Brasília
  • Joice Carrilho Fernandes Universidade de Brasília (UnB)
  • Greicyane Marcos de Castro Universidade de Brasília (UnB)
  • Letícia Corrêa Celeste Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Vanessa de Oliveira Martins-Reis Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Fonoaudiologia educacional. , Modelo de resposta à intervenção. , RTI. , Covid-19. , Alfabetização.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de verificar a evolução de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Região Administrativa da Ceilândia-DF após a implementação de um programa de intervenção da primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo longitudinal prospectivo e analítico, em que foram selecionados 66 escolares e cinco professores regentes do 2º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes foram submetidos ao Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura-IPPL antes e após a aplicação do Programa de Intervenção Fonológica para o Ensino Remoto/Híbrido (PRIF-RH) por 12 semanas. Observou-se que a maior parte das crianças apresentou melhora no IPPL e evoluiu para a adequação após a intervenção. Além disso, quanto pior foi o desempenho inicial da criança, melhor foi o ganho dela. Os resultados encontrados demonstram que a intervenção feita de forma remota/híbrida foi eficiente e ajudou a melhorar o desempenho das crianças.

Biografia do Autor

Lídia Silva Saldanha, Universidade de Brasília

Bacharela em Fonoaudiologia – UnB (2022), licenciada em Matemática – Universidade Paulista (2022); especialista em Psicopedagogia institucional e clínica – Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023). Contato: lidiasaldanhafono@gmail.com 

Joice Carrilho Fernandes, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharela em Fonoaudiologia – UnB (2022); formada em Gestão Pública – UniProjeção (2019); especialista em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário – Faculdade Focus (2023). Contato: fono.joicecarrilho@gmail.com  

Greicyane Marcos de Castro, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Ciências da Reabilitação – UnB (2022). Graduada em Fonoaudiologia - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (2018). Contato: greicyanefono@gmail.com 

Letícia Corrêa Celeste, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora pela Université Paris Diderôt. Doutora e mestra em Estudos Linguísticos – UFMG. Graduada em Fonoaudiologia – UFMG. Atualmente é professora adjunta do curso de graduação em Fonoaudiologia da UnB e docente da Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UnB. Contato: leticiaceleste@unb.br 

Vanessa de Oliveira Martins-Reis, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Linguística - USP (2007) e graduada em Fonoaudiologia - Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da UnB e docente da Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UnB. Contato: vomartins@unb.br  

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Publicado

2025-06-01