Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso <p>A <em>Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal</em> (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas. Ela busca criar condições para a expansão de estudos e debates acerca da situação da educação pública do DF, sob a ótica da análise das informações do Censo Escolar, realizando a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência dentro das temáticas: legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico.</p> pt-BR rcc@se.df.gov.br (Editoria Executiva da Revista Com Censo) ditic@se.df.gov.br (Diretoria de Operações em Tecnologia da Info. e Comunicação) Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2015 Comitê Gestor Revista Com Censo Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2015 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Diversidade linguístico-cultural e decolonização http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1984 <p>Como parte das celebrações dos 10 anos da Revista Com Censo (RCC), entrevistamos o professor Dr. Djiby Mané, da Universidade de Brasília (UnB). A entrevista destaca a trajetória acadêmica e atuação de um professor senegalês no Brasil, que promove a valorização da diversidade linguística e cultural africana. Ele reflete sobre desafios enfrentados devido ao racismo e à glotofobia, especialmente em contextos onde o francês é privilegiado em detrimento das línguas locais. Na UnB, ele observa avanços lentos na inclusão de negros e critica a resistência na implementação da Lei de cotas para docentes. Em seu projeto de letramento racial, visa conscientizar estudantes sobre questões raciais, promovendo a valorização das culturas africanas. Além disso, ele desenvolve o projeto Outros Olhares e Saberes sobre a África, que amplia a compreensão sobre o continente africano, abordando temas como política, ecologia e colonialidade. A entrevista revela seu esforço contínuo para integrar epistemologias africanas em um sistema educacional ainda fortemente eurocentrado.</p> Djiby Mané , Renata Nogueira da Silva Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1984 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 A ciência e a política de transformação social: uma conversa com Luís Felipe Miguel http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2009 <p>Como parte das celebrações dos 10 anos da Revista Com Censo (RCC), entrevistamos o professor Dr. Luís Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Luís Felipe Miguel reflete sobre sua trajetória acadêmica e militância política, abordando temas como democracia, desigualdades e divulgação científica. Ele critica o enfraquecimento da confiança na ciência, provocado por mudanças no ambiente de comunicação e pelo avanço do negacionismo, defendendo o método científico e a produção de conhecimento no Brasil. Miguel também analisa os desafios das publicações científicas, criticando a predominância do inglês e a pressão por índices bibliométricos, que afastam a ciência do público brasileiro. Além disso, destaca a necessidade de financiamento adequado para a ciência, ressaltando a importância da educação e da pesquisa para o desenvolvimento nacional. Por fim, enfatiza a democratização do conhecimento e a inclusão científica como estratégias para uma sociedade mais justa, menos violenta e menos desigual.</p> Luis Felipe Miguel, Gislene Barral; André Almeida Cunha Arantes; Raquel Moreira Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2009 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0300 Desafios para ampliar o acesso à Educação Superior para comunidades quilombolas http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1913 <p>O estudo explora a educação quilombola no Brasil, destacando as barreiras enfrentadas pelas comunidades quilombolas em termos de educação básica e acesso ao ensino superior. São levadas em consideração a falta de infraestrutura educacional, a falta de professores qualificados, a falta de políticas educacionais específicas e a importância da preservação da cultura quilombola. Enfatiza-se a necessidade de políticas educacionais inclusivas e culturalmente adequadas, bem como a participação efetiva da comunidade na criação e implementação dessas políticas. O artigo destaca a necessidade urgente de garantir uma educação de qualidade que reconheça e valorize a identidade e o conhecimento da comunidade quilombola, com o objetivo de superar os desafios históricos e as estruturas da sociedade brasileira.</p> Antônio Marcos Pantoja dos Santos, Danilo Nelson Santos Miranda, Zuila Carvalho dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1913 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Atividades educativas em casa sob tutoria materna: aspectos facilitadores e dificultadores http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1752 <p>Estudo dedicado a analisar facilitadores e dificultadores para a realização de Atendimento Educacional em Casa (AEC), por meio de Tutoria Materna (TM), direcionada para proporcionar às crianças com deficiência oportunidade de brincar, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID 19, que impediu a vivência da educação física escolar. As atividades lúdicas (15 jogos) foram pautadas no trinômio afetividade-ludicidade-autonomia e transmitidas para as mães em Cartões Explicativos. Participaram três díades (mãe-criança), dois meninos com Paralisia Cerebral e uma menina com Síndrome de Down, com idade de 9, 10 e 12 anos. Os resultados, relatados pelas mães em um portfólio de relatos, foram divididos em dois grupos: atividades realizadas e não realizadas; a análise utilizou três categorias conceituais chaves: adaptação, adequação e participação. As conclusões apontam como facilitadores da mediação: (a) o nível de formação profissional da mãe, (b) a disponibilidade de um tempo de qualidade e (c) a participação de outras crianças; como dificultadores: (a) o estresse materno de assumir essa responsabilidade e (b) a ausência do(a) professor(a) para construção de adaptações que contribuam para uma aprendizagem significativa. O AEC por meio de TM aproxima a escola da família e amplia os estímulos para o desenvolvimento das crianças com deficiência, logo, não se restringe ao isolamento social e deve continuar a ser estudado, como também, colocado em prática da maneira viável em cada realidade social.</p> Paulo José Barbosa Gutierres Filho, Thaynara dos Santos Ferreira, Karine Ribeiro Oliveira, Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1752 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Diagnóstico sobre barreiras e facilitadores encontrados por estudantes-atletas da Universidade de Brasília http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1724 <p>O objetivo deste estudo foi analisar barreiras e facilitadores encontrados pelos estudantes-atletas para conciliar a dupla carreira na Universidade de Brasília (UnB). Identificamos os atletas por meio de um questionário institucional em que estabelecemos como critérios de inclusão: a) ser estudante do curso de Educação Física (EF); e b) ter participado de competições nacionais ou internacionais nas modalidades que compõem os Jogos Olímpicos ou os Jogos Universitários Brasileiros. Dos 11 participantes incluídos e contactados, recebemos o retorno de quatro discentes. Realizamos entrevistas semiestruturadas por meio da plataforma<em> Microsoft Teams®</em>, com o auxílio de um guia adaptado (Guirola Gómez <em>et al</em>., 2018). Transcrevemos e processamos os dados utilizando o método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), realizado por meio do software IRAMUTeQ, e os analisamos de acordo com as técnicas de codificação inicial e focalizada presentes na Teoria Fundamentada (Camargo; Justo, 2013; Charmaz, 2006). Os resultados apontam que as principais barreiras encontradas pelos participantes da pesquisa são a falta de compreensão por parte do corpo docente, a falta de dispositivos que garantam acesso ao conteúdo perdido e a dificuldade em justificação de ausências, mesmo quando em representação esportiva da própria universidade. O principal facilitador, por outro lado, é a flexibilidade curricular presente na instituição. Concluímos que a UnB carece de normas institucionais que garantam a condição esportiva de seus estudantes e de iniciativas que acompanhem a trajetória acadêmica dos estudantes-atletas (monitores, tutores etc.). Como aprofundamento, sugere-se o aumento da amostra, em tamanho e variação de curso.</p> Felipe Rodrigues da Costa, Hugo Paula Almeida Rocha, Vinícius Pereira dos Santos, Iuri Scremin, Felipe Carneiro Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1724 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 O aluno com deficiência e o cumprimento de medida socioeducativa de internação no Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1941 <p>Na socioeducação o ensino tem como prioridade ressocializar o jovem/adolescente em conflito com a lei. A inclusão de direitos de crianças e adolescentes tem sido intensamente debatida e implementada na maioria das modalidades de ensino. Faltam elementos para reconhecermos aluno com diagnóstico de deficiência e/ou transtorno no sistema socioeducativo e tornar essa necessidade e esse jovem visível para criarmos ferramentas metodológicas para facilitar a aprendizagem do aluno. O tempo de internação pretende promover crescimento educativo e socioemocional do aluno. Esse artigo tem como objetivo reconhecer um aluno com necessidades educacionais especiais dentro de uma unidade de internação e promover seu acolhimento e atendimento. Optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, na qual se realizou uma revisão sistemática da literatura. A contribuição desse trabalho é levar a percepção que a inclusão é vista como um desafio, pois é incompreendida no sistema socioeducatico pelos vários setores que ali atuam. Essa proposta é fruto do percurso <em>Direitos Humanos e Socioeducação</em>, desenvolvido na (antiga) Gerência de Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica (GEMEB/EAPE) e que traz subsídios teóricos e práticos de metodologias exitosas aplicadas na Unidade de Internação do Distrito Federal para a ressocialização de jovens com deficiências e/ou transtornos que estejam em cumprimento dessas medidas estabelecidas por lei. </p> José Augusto Borges, Valdilene Almeida Bruno Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1941 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Literatura e práticas de letramento em aulas de português: experiências no ensino fundamental http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1921 <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente artigo objetiva, por meio da apresentação de duas sequências didáticas </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">desenvolvidas em aulas de </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">português de uma escola da rede pública de ensino fundamental d</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">o Distrito Federal, </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">monstrar como a leitura </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">literária</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">pode contribuir para o desenvolvimento do letramento de estudantes em idade escolar. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Para isso, destaca-se, entre outras práticas, a utilização de gêneros textuais diversos em sala, sejam escritos ou orais, literários ou não-literários. Como base teórica para este estudo, utilizou-se o aporte teórico de Kleiman (1995), Soares (2004), </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Marcuschi (2008) e Miranda (2018</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">). </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Os resultados da pesquisa indicam que há uma intrínseca relação entre alfabetização, letramento e leitura literária e que mesmo que a alfabetização complete seu ciclo, as habilidades de letramento do estudante são continuamente aprimoradas, a depender do estímulo escolar, familiar e/ou social. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Ademais, pontua-se que a utilização, pelo docente, de gêneros textuais diversos nas aulas de português é um recurso profícuo não somente para </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">o desenvolvimento das fases da alfabetização como também para desenvolvimento do letramento do estudante ao longo da sua trajetória escolar e para depois dela.</span></span></span></span></span></p> Bárbara Carolina Vanderley Boaventura, Dayane Belém Costa Ferreira Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1921 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Arte e educação do projeto Caravana Buriti: criatividade e vivência artística http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1586 <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo pretende realizar uma análise histórica da Arte Educação no Brasil, apresentando os primeiros movimentos de implementação do ensino das Artes na educação escolar, refletindo sobre quais foram os principais desafios encontrados neste processo e as lutas enfrentadas pelos Arte Educadores em busca da conscientização sobre a importância da Arte para o desenvolvimento humano. Essa investigação teórica busca estabelecer conceitos essenciais para a compreensão desse campo de estudo, e está em interface com a pesquisa realizada sobre o projeto de Arte Educação denominado Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada fundado no ano de 2010, projeto de itinerância educacional idealizado pela Cia OS Buriti, grupo de Arte Educadores que se propõe em desenvolver novas metodologias em Arte Educação. O projeto é direcionado para as escolas públicas e trabalha diretamente através dos espetáculos e oficinas, com crianças, professores e comunidade.</span></span></p> Kathleen de Oliveira, Lúcio França Teles Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1586 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Orientações Pedagógicas: uma análise dos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1612 <p>Este artigo busca possibilitar aos leitores uma discussão crítica das Orientações Pedagógicas (OP) (Distrito Federal, 1992; 1994a; 1994b; 2006; 2010), documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que estabelecem as diretrizes técnicas e pedagógicas para a atuação dos profissionais que compõem o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), nos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em pesquisa bibliográfica e documental. Guiando-se pela lei da transformação da quantidade em qualidade (Engels, 1976), capturamos o seguinte resultado preliminar: a Pedagogia está subsumida a Psicologia nos documentos que deram origem ao serviço e nos que o reformularam nos diferentes momentos históricos. Essa fragilidade observada pode impedir os pedagogos de conceberem a partir da própria Pedagogia, do campo pedagógico, as respostas que são convocados a elaborarem face às solicitações de apoio. Ao final do texto, é apresentado um modelo de atuação que o pedagogo pode adotar para fundamentar o trabalho na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), alinhando-se à perspectiva da pedagogia histórico-crítica.</p> Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Andréa Kochhann Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1612 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Aspectos motivacionais considerados pelos alunos de uma escola técnica do Distrito Federal para escolha do curso http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1720 <p>Compreender como e por que as pessoas buscam informação para tomada de decisões é questão norteadora para qualquer estratégia de negócio ou de políticas públicas. O presente trabalho buscou identificar os aspectos emocionais envolvidos na escolha do curso técnico ofertado por uma escola técnica pública do Distrito Federal (DF), a Escola Técnica de Brasília (ETB). Para coletar os dados foi realizada uma enquete e enviado um questionário buscando informações sobre a motivação pelo curso técnico de informática, eletrônica, eletrotécnica ou telecomunicações, e o porquê de ser esta instituição. Para coletar os dados, os meios utilizados foram a rede social <em>Instagram </em>e o serviço de envio de mensagens, o e-mailA fim de fundamentar o tema, apresentamos um breve histórico da educação profissional e técnica no Brasil até os dias atuais com a discussão da nova reforma do Ensino Médio alguns pontos breves e importantes no processo de tomada de decisões. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a escolha pelo curso técnico e pela escola pesquisada se justifica, principalmente, pela grande oferta de vagas e pela entrada rápida no mercado de trabalho. Fato este já comprovado em outros estudos que mostram a dualidade entre formação específica e formação geral, onde os jovens menos favorecidos são inseridos numa massa a mercê de empregos de baixa qualificação, que geralmente oferecem salários menores e condições precárias de trabalho.</p> Maria Carolina Barbosa Dantas, Ivette Kafure Munoz Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1720 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Educação antirracista o ano todo http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1995 <p>O Projeto "Educação Antirracista o Ano Todo" foi idealizado a partir de um compromisso firmado entre a Coordenadora Regional de Ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres, e professores participantes do V Seminário da Consciência Negra (2023). O projeto busca atender às demandas de profissionais que já atuam na educação para as relações étnico-raciais nas escolas. Os principais objetivos incluem: mapear práticas pedagógicas antirracistas ao longo do ano letivo em todas as etapas de ensino, promovendo a troca de experiências e inspirando novos projetos; oferecer formações sobre conceitos fundamentais para a elaboração de planos de aula, em conformidade com a Lei nº 10.639/2003; criar um grupo para o compartilhamento de eventos e formações voltados aos Direitos Humanos; organizar um Fórum de Educação Antirracista para gestores, visando a adequação curricular e comportamental; e realizar o VI Seminário da Consciência Negra, expandindo a participação de profissionais das escolas e instituições parceiras. Além disso, o projeto culminará na organização e lançamento de um caderno contendo planos de aula elaborados pelos professores envolvidos, previsto para novembro. Através de formações robustas e do fortalecimento dos educadores, o projeto aspira criar um ambiente escolar mais acolhedor, onde as histórias dos estudantes sejam reconhecidas e valorizadas, contribuindo para a redução da evasão escolar.</p> <p>&nbsp;</p> Kelly Cristina da Silva Francisco, Camila Lopes Martins Miranda , Deijami de Alcântara Coelho Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1995 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Questionários Superação: conhecer para intervir http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1855 <p>Os Questionários Superação foram elaborados por um Grupo de Trabalho da UNIEB de Santa Maria com o objetivo de oferecer suporte e qualificar o atendimento às 18 escolas de Ensino Fundamental com alunos em situação de incompatibilidade série/ano participantes do Programa SuperAção no ano de 2023. O trabalho surgiu da necessidade de conhecer e de dar voz e protagonismo aos estudantes, como também de coletar dados para subsidiar o planejamento, a organização e a execução de ações interventivas mais eficientes para o público-alvo do programa. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativa através da elaboração de questionário no formato Google Forms com 19 questões para professores e 32 para os alunos, com posterior tabulação de dados e entrega de cadernos personalizados às escolas com resultados e sugestões de ações.</p> <p> </p> Ismênia Pereira da Costa Santana, Lívia Miranda de Oliveira, Rejane Matias Gomes da Silva Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1855 Sat, 30 Nov 2024 00:00:00 -0300 Da origem a transições e renovação http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2014 Carolina Carrijo Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2014 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0300