http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/issue/feed Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal 2025-09-12T22:58:51-03:00 Editoria Executiva da Revista Com Censo rcc@se.df.gov.br Open Journal Systems <p>A <em>Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal</em> (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas. Ela busca criar condições para a expansão de estudos e debates acerca da situação da educação pública do DF, sob a ótica da análise das informações do Censo Escolar, realizando a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência dentro das temáticas: legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico.</p> http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1873 Reagrupando, contando e encantando 2024-04-23T15:36:43-03:00 Joelma das Graças Santana Lima osddds@hotmail.com <p>O relato descreve a implementação do projeto 'Reagrupando, Contando e Encantando' na Escola Classe 05 de Brazlândia, Distrito Federal. O foco é utilizar a estratégia pedagógica de reagrupamento para atender às necessidades de cada aluno, promovendo aprendizagem contínua e respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem. O projeto ocorreu durante os três bimestres de 2023, abrangendo do Ensino Infantil ao 5º ano, com ênfase na recuperação de aprendizagens e na superação da defasagem idade/série. O projeto teve embasamento teórico, utilizando o Currículo em Movimento do Distrito Federal como referência, e envolveu oficinas, testes psicogenéticos e reagrupamentos interclasse. Cada bimestre teve um livro como tema, seguido de atividades lúdicas e interdisciplinares. Além disso, foi realizado o projeto 'O Cerrado Empreendedor', explorando o empreendedorismo em sala de aula. Os reagrupamentos destacam-se como estratégias pedagógicas eficazes para promover avanços nas aprendizagens. O projeto foi bem-sucedido, envolvendo toda a comunidade escolar e proporcionando resultados visíveis. Os alunos foram protagonistas, fortalecendo a ideia de que um sujeito ativo é aquele que participa ativamente do processo de aprendizagem.</p> <p>Palavras-chave: Reagrupamento; ludicidade; alfabetização; letramento; êxito</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2023 Pesquisa em educação: métodos e epistemologias de Silvio Sánchez Gamboa 2025-07-08T17:08:39-03:00 Sthefanie Bárbara Mendonca professora.sthefanie@gmail.com <p>No livro Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias, Silvio Sánchez Gamboa aprofunda as bases epistemológicas e metodológicas que sustentam a pesquisa educacional. Critica investigações desprovidas de reflexão e defende a pesquisa como prática analítica, crítica e transformadora. Os capítulos iniciais abordam desde métodos fundamentais até as matrizes paradigmáticas e epistemológicas. O autor propõe ferramentas teóricas e práticas para estruturar pesquisas consistentes e socialmente responsáveis, articulando teoria, prática e contexto. Destaca também a formação do pesquisador, os interesses cognitivos e os fundamentos filosóficos que orientam a investigação em educação.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2204 "Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos", um ensaio de Oliver Sacks 2025-08-08T12:05:16-03:00 Bárbara Carolina Vanderley Boaventura barbara.boaventura@se.df.gov.br <p>Em seu ensaio <em>Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos</em>, Oliver Sacks, professor de neurologista britânico, promove uma verdadeira jornada, ao universo da comunidade surda, contemplando os aspectos linguísticos, sociais, culturais e humanos. Organizado em três capítulos, o livro constitui-se como um verdadeiro mergulho na história dos surdos, revelada por meio de relatos pessoais e experiências vivenciadas pelo autor com pessoas surdas que revelam, seus dramas, suas lutas mas também suas conquistas pela e na emancipação dos direitos à educação, como o episódio marcante de um reitor surdo na <em>Gallaudet University</em>, nos EUA. Nesse livro, Sacks reconhece que ganha um novo olhar sobre a surdez, deixando de vê-la como uma deficiência médica e compreendendo que ela se revela numa língua – a língua de sinais – que sistematiza e revela o pensamento e a cultura dessas pessoas. Trata-se de uma obra na qual o autor, com destreza e singularidade, dialoga não apenas com a Neurologia como também com a Psicologia e a Linguística, mostrando que os surdos têm muito a ensinar ao público ouvinte do que podemos imaginar.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2119 Publish or stagnate? Dinâmicas da produção científica a respeito do capacitismo no Brasil (2000-2024) pós-Lei Brasileira de Inclusão 2025-07-10T14:13:08-03:00 Sacha Clael sachaclael@hotmail.com Viviane Giusti Balestrin vivianebalestrin@gmail.com <p>A produção científica relacionada ao capacitismo no Brasil apresenta uma trajetória marcada por avanços e períodos de estagnação. Apesar da relevância crescente do tema, impulsionada pela Lei Brasileira de Inclusão, faltam análises longitudinais que elucidem a evolução deste campo. Este estudo investigou a dinâmica da pesquisa a respeito do capacitismo no Brasil (2000-2024) por meio de análise bibliométrica de 50.027 artigos da base SciELO (descritores: "capacitismo OR educação inclusiva OR inclusão escolar OR deficiência"). Utilizou-se estatística descritiva, teste de Chow e Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR). Identificou-se um padrão bifásico: crescimento exponencial até 2018 (CAGR +10,12%), coincidindo com a consolidação da Lei Brasileira de Inclusão, seguido por um declínio (CAGR -2,89%). Este declínio inesperado, após um aumento acumulado de 304%, sugere um possível esgotamento de abordagens convencionais e a saturação de um ciclo de pesquisa inicialmente estimulado pela legislação. Os achados indicam a necessidade urgente de (1) reorientar agendas de pesquisa para vertentes emergentes como capacitismo digital e interseccionalidade; (2) subsidiar políticas científicas e de inclusão baseadas em evidências; e (3) fomentar novos marcos teóricos para superar a aparente estagnação do campo. A compreensão deste desenvolvimento desigual ao longo do tempo é crucial para o avanço dos estudos a respeito da deficiência e para a efetivação de políticas públicas inclusivas no país.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2197 Inclusão escolar e capacitismo: representações sociais de professoras e professores da SEEDF 2025-08-02T17:01:51-03:00 Divaneide Lira Lima Paixão divaneidepaixao@gmail.com Flávia Ramos Cândido flavia.candido@se.df.gov.br Jenaina Luzia de Carvalho jenainaca@hotmail.com Ana Lúcia da Silveira Soares anasurdodum@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo objetivou apreender as representações sociais de professoras e professores atuantes nas escolas públicas do Distrito Federal acerca do conceito de inclusão escolar e discuti-lo à luz do capacitismo. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural. Participaram da pesquisa 68 profissionais, inscritos em dois cursos da área de educação especial da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal, a EAPE. Como instrumento de construção dos dados foi utilizado o questionário de evocação e um questionário para colher dados sociodemográficos dos participantes do estudo. Os resultados, analisados por meio do </span><em><span style="font-weight: 400;">software</span></em><span style="font-weight: 400;"> EVOC, evidenciaram que os termos direitos, empatia e respeito compõem o núcleo central da representação de inclusão escolar. A análise revelou que embora haja forte presença de um discurso legal e de valores éticos e afetivos associados à inclusão, é possível que as práticas capacitistas ainda persistam no cotidiano escolar. Conclui-se que o conhecimento dessas representações pode subsidiar práticas formativas mais eficazes, contribuindo para a consolidação de uma cultura educacional anticapacitista.</span></p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2163 Por uma escola que enxergue todos os corpos: reflexões sobre capacitismo, diversidade e direito 2025-08-08T15:03:01-03:00 Josy Mara Lopes da Silva Landim josymls232323@gmail.com Magno Nunes Farias magno.farias@unb.br <p><strong>Resumo: </strong>O artigo propõe uma reflexão crítica sobre o capacitismo como construção social e suas implicações na educação inclusiva de crianças e adolescentes com deficiência. A partir de autores como Foucault, Diniz e Garcez e Ikeda, articula-se o capacitismo a mecanismos de controle institucional, como a biopolítica, o adultocentrismo e a normatização dos corpos. Mesmo com avanços legais e políticas públicas inclusivas, como a LBI (Brasil, 2015) e o PDE (Brasil, 2015), ainda persistem práticas escolares excludentes, ancoradas em um modelo biomédico que patologiza a diferença. A análise destaca a presença de barreiras atitudinais e estratégias pedagógicas que reforçam a exclusão simbólica e institucional desses estudantes. Defende-se, portanto, a necessidade de uma transformação cultural na escola, com foco na escuta ativa, na ética do cuidado e no reconhecimento da diversidade funcional como valor educativo.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2164 Deficiência e maternidade atípica: o capacitismo como marca social 2025-08-02T17:15:30-03:00 Joanna de Paoli joanna.paoli@edu.se.df.gov.br Kátia Oliveira da Silva katiaoliveiradasilva1983@gmail.com Fabrício Santos Dias de Abreu fabra201@gmail.com Luana de Melo Ribas luanaribas.psicologia@gmail.com <p>Narrar a própria existência constitui-se como um ato de deslocamento e ressignificação favorecendo processos de conscientização atravessados por dimensões sociais, históricas e subjetivas. Neste artigo, parte-se da narrativa de uma mulher, mãe de um adolescente com deficiência, para discutir as implicações do capacitismo sobre a maternidade e os modos de resistência que emergem na construção discursiva dessas vivências. Ao reconhecer o valor epistêmico das experiências singulares em sua dimensão social, compreende-se a narrativa como dispositivo de produção de conhecimento, situado na interface entre o individual e o coletivo. A análise fundamenta-se em referenciais que articulam narrativa, subjetividade e crítica social. As narrativas foram escritas especialmente para a pesquisa, com preservação da identidade da autora, e aparecem ao longo do texto na forma de epígrafes, seguidas de análise crítica. A discussão é organizada em três eixos: a maternidade atípica como experiência marcada pela invisibilidade e resistência, a deficiência como construção social sustentada por padrões normativos de corpo e mente, e a urgência de uma ética do cuidado que reconheça a interdependência humana e distribua coletivamente a responsabilidade do cuidado. Ao valorizar essas narrativas, buscamos contribuir para a desnaturalização do capacitismo e ampliar o debate sobre cuidado, maternidade atípica e justiça social.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2195 Educação matemática inclusiva: por uma sala de aula anticapacistista e antirracista 2025-08-13T16:50:20-03:00 Weberson Campos Ferreira webersoncamposprof@gmail.com Geraldo Eustáquio Moreira geust2007@gmail.com <p>Este artigo discute como os sistemas de opressão, especialmente o capacitismo e o racismo, operam de forma interseccional no contexto da educação matemática. Parte-se da compreensão de que a matemática escolar, frequentemente apresentada como neutra, objetiva e universal, também está imersa em processos históricos e socioetnoculturais que reproduzem exclusões e desigualdades. Ao analisar como esses sistemas se manifestam nas práticas pedagógicas, argumenta-se que a desvalorização de saberes não hegemônicos e a adoção de modelos normativos de desempenho impactam, de maneira mais intensa, estudantes negros e estudantes com deficiência. Como aporte teórico, mobiliza-se o referencial dos Estudos Críticos da Raça e Deficiência (<em>DisCrit</em>), que permite compreender como raça e deficiência são categorias socialmente construídas e mutuamente constituídas. A partir desse referencial, são discutidos os pressupostos do conceito de <em>DisCrit noticing</em>, que orienta práticas pedagógicas mais conscientes das dinâmicas interseccionais de opressão. Ao final, aponta-se a necessidade de construir uma educação matemática comprometida com perspectivas antirracistas e anticapacitistas, que valorize a pluralidade de saberes, reconheça diferentes formas de aprender e contribua para a efetivação de processos educativos mais justos, equitativos e emancipatórios.</p> <p> </p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2154 Educar para a diversidade: formação inicial de Educadores Sociais Voluntários no contexto da educação inclusiva 2025-08-13T16:55:12-03:00 Fabiola Gomide Baquero Carvalho fabiola.baquero@se.df.gov.br Clarissa Papa Vila Verde Clarissa.verde@se.df.gov.br Marina Soares Nunes marina.soares@edu.se.df.gov.br Patrícia Nazário Feitoza Duarte patricia.duarte@se.df.gov.br <p><span class="TextRun SCXW165282391 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">Este</span> <span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">artigo</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8"> apresenta o relato de experiência sobre a construção e a oferta do primeiro curso de formação para Educadores Sociais Voluntários (ESV) no Distrito Federal, promovido pela EAPE em fevereiro de 2025. A formação foi desenvolvida em resposta à promulgação da Lei nº 7.621/2024 e da Portaria nº 1.762/2024, que instituem o Programa Educador Social Voluntário. O curso, com carga horária de 30 horas e oferecido no formato autoinstrucional, teve como objetivo preparar os voluntários para atuar no apoio a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, migrantes e indígenas, no contexto da educação em tempo integral e inclusiva. Um dos eixos centrais da ação formativa foi o enfrentamento ao capacitismo, promovendo a empatia, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. A avaliação realizada por </span></span><span class="TextRun SCXW165282391 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">4.575</span></span><span class="TextRun SCXW165282391 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8"> cursistas revelou alta taxa de aprovação, mas também apontou desafios como o acesso limitado à tecnologia, a demanda por maior aprofundamento temático e as contradições do caráter voluntário do programa frente </span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">ao perfil</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8"> socio</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">demográfic</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">o</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8"> dos participantes. O estudo reforça a importância da formação continuada, do suporte pedagógico e do monitoramento das condições de atuação dos </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW165282391 BCX8">ESVs</span><span class="NormalTextRun SCXW165282391 BCX8">, com vistas à construção de políticas públicas mais justas, inclusivas e equitativas.</span></span><span class="EOP SCXW165282391 BCX8" data-ccp-props="{&quot;134233117&quot;:false,&quot;134233118&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559738&quot;:240,&quot;335559739&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2160 O autismo e a construção do sujeito: Paulo Freire e inclusão escolar - um diálogo necessário 2025-08-02T17:20:56-03:00 Joaquim de Souza Júnior jsj.live@hotmail.com Viviane Neves Legnani vivilegnani@gmail.com <p>Este artigo propõe uma reflexão teórico-analítica sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fundamentada na pedagogia freireana e na perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Parte-se da pergunta: como deve ser a ação docente que constitua um espaço inclusivo de humanização, apropriação da cultura e desenvolvimento da autonomia para sujeitos com autismo? Para responder, realiza-se uma revisão bibliográfica crítica de caráter qualitativo, que percorre três eixos interligados: (1) a evolução histórica do diagnóstico do autismo e seus impactos na educação; (2) a construção da Educação Inclusiva como direito humano, com base em documentos internacionais como a Declaração de Salamanca; e (3) os aportes de Paulo Freire, especialmente em Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, sobre escola, emancipação e práticas sociais. A análise articula os desafios da inclusão com os conceitos freirianos de situação-limite, práxis e inédito viável, apontando caminhos ético-políticos para uma educação que acolha a singularidade, promova o diálogo e favoreça a emancipação. Assim, o texto convida à esperança ativa e à construção coletiva de espaços escolares verdadeiramente inclusivos.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2161 Enfrentando o capacitismo: a experiência do Diário de Ideias na EJA 2025-08-07T20:43:59-03:00 Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio lucinete@gmail.com Cristina Massot Madeira Coelho cristinamadeiracoelho@gmail.com <p class="western" lang="pt-BR" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O artigo apresenta o projeto Diário de Ideias (MUNIZ, 2019, 2020, 2022, 2023), tal como vem sendo implementado em uma escola pública do DF que oferta a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os princípios que embasam o Diário de Ideias se organizam a partir da Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural de González Rey (1997, 2017, 2017b) e da aprendizagem criativa de Mitjáns Martínez (2008, 2012a, 2012b). Essa abordagem, favorecedora da produção de recursos subjetivos, contribui para o protagonismo dos estudantes nos seus processos de aprendizagem e dessa forma tem se mostrado estratégica no enfrentamento do capacitismo, conceito que diz respeito à crença de que as pessoas com deficiência não sejam capazes ou que sejam menos do que pessoas sem deficiência. Esse tipo de julgamento preconceituoso, está presente, também, nas relações sociais e culturais das pessoas que compõem o contexto escolar, e se traduz em práticas que desconsideram as singularidades dos estudantes, reforçando estereótipos e reduzindo as oportunidades de participação ativa. Assim, neste texto, reconhecemos que, mais do que uma questão estrutural, o capacitismo se manifesta na produção de sentidos subjetivos que limitam as possibilidades de desenvolvimento e protagonismo das pessoas com deficiência, pois se organizam como vivências que potencializam construções subjetivas de menos valia. Com base na teoria citada e na metodologia do Diário de Ideias, portanto, nosso objetivo nesse artigo é argumentar sobre transformações na forma de organização de práticas pedagógicas cotidianas que se constituam como enfrentamentos ao capacitismo.</span></span></span></p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2172 Cultura surda em Altamira: narrativas, educação e resistência 2025-08-06T18:19:22-03:00 Guidson Marinho da Silva guidsonm@gmail.com Jonata Souza de Lima jonatasouza@ufpa.br Léia Gonçalves de Freitas leiafreitas@ufpa.br <p class="semespaamento">Este artigo apresenta um relato de história de vida que aborda a construção da identidade surda, a cultura surda e o movimento de resistência da comunidade surda em Altamira, Pará, Brasil, ao longo de três décadas (1994-2025). O estudo visa narrar minha experiência pessoal como indivíduo surdo em Altamira (Pará - Brasil), entrelaçando minha trajetória com a história da comunidade surda local e as lutas por direitos, inclusão e reconhecimento linguístico-cultural com base nas lutas anticapitalistas da comunidade surda nas associações que asseguram o empoderamento deste povo surdo. Buscando problematizar a seguinte questão: Quais elementos da minha história pessoal e profissional se conectam com a história coletiva da comunidade surda em Altamira? Trata-se de um estudo etnográfico baseado nas memórias, análise de documentos públicos, acervo de imagens e informações coletadas pela associação de surdos local. A pesquisa também incorpora dados de outras fontes, como notícias jornalísticas e pesquisas acadêmicas em andamento. Este artigo revela a evolução de direitos socioeducacionais da comunidade surda em Altamira, que a cada conquista se torna mais complexa e diversificada. O estudo conclui que a comunidade surda de Altamira construiu territórios, resistência e empoderamento, impulsionada pela ação coletiva e pela luta por reconhecimento juntamente ao meu ativismo para com o empoderamento e emancipação pessoal e da comunidade surda.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2213 Capacitismo: um espaço de observação do sujeito e do social 2025-08-11T19:19:28-03:00 Fabiola Gomide Baquero Carvalho fabiola.baquero@se.df.gv.br Patrícia Nazário Feitoza Duarte patricia.duarte@se.df.gov.br 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2221 Inclusão como mudança de estruturas e paradigmas 2025-08-29T16:58:17-03:00 Yury Moraes iury20moraes@gmail.com Fabiola Gomide Baquero Carvalho naoseaplica@gmail.com Patrícia Nazário Feitoza Duarte naoseaplica@gmail.com Elemregina Moraes Eminergidio elemregina.moraes@gmail.com 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1835 Fluxograma do processo de contratação de estagiários para os órgãos da administração pública ligados à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal 2025-04-24T11:45:04-03:00 Wryel Lima wryellima@gmail.com Cayo Honorato cayohonorato@unb.br <p>Este artigo tem como finalidade identificar o percurso de contratação dos estagiários para os órgãos da administração pública ligados à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC). Transversalmente, ressalta a importância do estágio supervisionado, previsto no plano pedagógico dos cursos de ensino superior, trazendo os parâmetros dispostos na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O respectivo tema foi escolhido a partir das diferentes respostas dadas pelas instituições culturais do Distrito Federal à primeira etapa da pesquisa <em>O campo de estágio em Artes Visuais na educação não formal</em>. Posteriormente, houve a elaboração de um fluxograma com o percurso identificado.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2030 Quem escuta as crianças do Núcleo Rural Monjolo? Uma intersecção entre a Plenarinha do Distrito Federal e as crianças da zona rural 2025-04-24T09:11:46-03:00 Thaila Karoline Furtado Severo thaila.karoline@edu.se.df.gov.br Pedro Demo pedrodemo@gmail.com <p>Neste artigo, se pretende estabelecer intersecções entre a proposta do projeto <em>Plenarinha, </em>da Diretoria de Educação Infantil (DIINF) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a realidade das crianças do Núcleo Rural Monjolo que frequentam a pré-escola em uma unidade de ensino do Recanto das Emas. Essas crianças enfrentam um deslocamento de ônibus para conseguirem acessar as aulas e expressam, em variados momentos, suas reais necessidades quanto ao atendimento escolar. Sendo a <em>Plenarinha</em> um projeto da SEEDF que objetiva manter a escuta sensível às crianças de maneira a exercer impacto sobre as políticas públicas para a primeira infância, procura-se uma reflexão sobre o que tem sido escutado pela escola e o que a SEEDF tem oferecido de política para crianças que residem na zona rural.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2026 Perfil e motivação dos estudantes selecionados para o curso técnico em Enfermagem oferecido pela rede pública de ensino do DF, na escola Técnica do Guará, no 2º semestre de 2023 2025-05-21T14:57:49-03:00 Giovanny de Menezes Carlos giovanny.mcarlos@gmail.com Hélio José Santos Maia heliomaia@unb.br <p>Essa pesquisa tem como objetivo definir o perfil dos discentes e a motivação para realização do curso de formação profissional de técnico em enfermagem, oferecido pelo Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese (CEP-ETG), da rede pública de ensino do Distrito Federal, na modalidade subsequente ao ensino médio. A definição do perfil e das motivações dos estudantes podem influenciar no aprimoramento das políticas públicas educacionais e no atendimento à demanda crescente do mercado de trabalho na área de saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre novembro e dezembro de 2023, por meio da aplicação presencial de um questionário para 39 alunos que cursavam o primeiro módulo teórico-prático do curso à época. A análise dos dados foi feita com base nas regras da estatística descritiva. O resultado revelou que os estudantes da ETG são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 21 e 25 anos, solteiro(a), residente no próprio Guará/DF, com renda de até 1 salário mínimo, tendo concluído o ensino médio de 3 a 5 anos atrás, todo em escola pública. Contudo, cada turno possui suas características específicas em relação ao público-alvo do curso. A principal motivação para a realização do curso é a quantidade de vagas disponíveis no mercado de trabalho para o ingresso do profissional formado.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1901 O LÍBER: Laboratório de metodologias educacionais interdisciplinares como possibilidade à distorção idade-série 2025-06-17T09:43:48-03:00 Marli Dias Ribeiro marli.com@gmail.com Lucicleide Araújo de Sousa Alves lucycleyde@gmail.com Luiz Síveres luiz.siveres@gmail.com <p>O artigo versa sobre a distorção idade-série na educação básica, considerada um desafio recorrente que afeta milhares de estudantes em situação de incompatibilidade idade-ano. Apresenta um recorte da experiência desenvolvida em uma instituição pública por meio do projeto <em>Líber - Laboratório Interdisciplinar de Metodologias Educacionais</em>, que promoveu, de forma interdisciplinar, a formação de professores e rodas de diálogo com o propósito de contribuir para a ressignificação dos sujeitos e processos envolvidos na educação, por meio da inspiração de ideias inovadoras e do fluxo de experiências criativas, buscando exercitar processos metodológicos de ensino e aprendizagem capazes de minimizar a distorção idade-série na educação básica. A metodologia do trabalho pautou-se em uma abordagem qualitativa, com pesquisa-ação e análise de conteúdo para o tratamento dos dados. O estudo evidenciou que, em relação à formação docente, há a possibilidade de aprimorar e implementar espaços de formação continuada para toda a rede de ensino, principalmente nos espaços institucionais da coordenação pedagógica. Em relação às sugestões das rodas de diálogo, estas consolidaram eixos com contribuições de formação docente, projetos pedagógicos, infraestrutura, atendimento e gestão escolar, revelando que as realidades e experiências das comunidades escolares deveriam ser inseridas nas propostas de políticas públicas, as quais, majoritariamente, ainda são implementadas de forma vertical nas redes de ensino. </p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2091 A educação ambiental para a geração alpha: aulas práticas contextualizadas para o processo de ensino-aprendizagem de ciências 2025-06-06T16:16:44-03:00 Whisley Durães Alceno whisleyduraes@gmail.com Aline Karla Nolberto Souza alinenolberto@hotmail.com Douglas Henrique Pereira douglas.pereira@gp.ita.br Odiméia Teixeira odimeia@irati.unicentro.br Nelson Luis Gonçalves Dias Souza nelson.luis@uft.edu.br Grasiele Soares Cavallini grasiele@uft.edu.br <p>Este artigo tem por objetivos relatar seis atividades práticas de ensino que abordaram temas ambientais e discutir as suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Em termos metodológicos, corresponde a uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com turmas de alunos pertencentes à geração alpha, matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região norte do Brasil que não possui laboratório de ciências. Buscou-se trabalhar com conteúdos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de ciências da natureza e enfatizar os conceitos de química por meio de experimentos. A metodologia de ensino foi pensada para proporcionar uma aprendizagem mais robusta dos aspectos ambientais. O planejamento das atividades contemplou a avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem. As técnicas de avaliação formativa, utilizadas para avaliar a aprendizagem e o ensino dos temas escolhidos, evidenciaram uma melhora significativa na compreensão dos alunos acerca das problemáticas ambientais, além de que auxiliaram os professores na identificação das fragilidades da aprendizagem e no planejamento de retomada dos conteúdos. A realização do trabalho demonstrou a viabilidade da utilização de atividades práticas que articulem temas ambientais relevantes e de maior complexidade conceitual aos conteúdos curriculares básicos do Ensino Fundamental.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1522 Expressividade e Bem viver – Uma experiência etnográfica com pessoas em situação de rua 2025-06-17T09:58:55-03:00 Larissa Vargas Brandão larissaabsoluta@gmail.com <p>O trabalho que se segue é um breve relato de minha experiência no mestrado, como pesquisadora em campo, que me levou à proposição de uma oficina intitulada Oficina do Bem Viver na Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, no Distrito Federal. Explico, inicialmente, as motivações para pesquisa que empreendi com a escola, caracterizada por atender pessoas em situação de rua. Falo da estruturação do projeto a partir de minha formação inicial em Educação Artística e o posterior alinhamento das minhas práticas docentes com a Educação Ambiental e a Educação em e para Direitos Humanos, sendo esses os eixos temáticos da Oficina. Ainda, explico a construção metodológica das vivências propostas com um olhar decolonial, transdisciplinar e pautado em princípios da cosmologia de povos andinos e amazônicos, o Bem Viver. Por fim, compartilho um resumo dos encontros, dos debates, além de alguns achados e reflexões que surgiram com nas atividades da oficina, na perspectiva de compreender o processo de escolarização das pessoas em situação de rua no DF.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1979 Desigualdades socioeconômicas e educacionais no DF: o que dizem os dados da PDAD e Censo Escolar? 2025-06-17T10:22:48-03:00 Aline Perfeito de Sousa alineperfeito25@gmail.com Ana Maria Nogales Vasconcelos nogales@unb.br <p class="paragraph" style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt;">O trabalho tem como objetivo investigar as desigualdades socioeconômicas e educacionais no Distrito Federal (DF), considerando as discrepâncias entre suas regiões administrativas. A pesquisa busca identificar como essas desigualdades impactam o acesso à educação de qualidade, concentrando-se em dados recentes da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) - 2021 e do Censo Escolar de 2019. A metodologia envolve uma análise comparativa entre as regiões do DF, classificadas por níveis de renda e indicadores educacionais. Foram utilizados dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), explorando fatores como distribuição de renda, número de matrículas e desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os resultados revelam que o Distrito Federal apresenta uma acentuada segregação socioespacial, onde as regiões de alta renda, como o Plano Piloto, oferecem melhores condições de vida e infraestrutura educacional de qualidade, refletidas nos altos indicadores de desempenho escolar. Em contrapartida, áreas periféricas de baixa renda, como Sol Nascente/Pôr do Sol e Itapoã, enfrentam grandes desafios, caracterizados por baixos níveis de escolaridade e uma infraestrutura urbana deficiente.</span></p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1971 Juventudes periféricas e participação política: qual protagonismo nas organizações sociais no Distrito Federal? 2025-07-09T17:37:55-03:00 Railton Vanes de Sousa railtonvanes@yahoo.com.br Urânia Flores da Cruz Freitas uraniaflores@gmail.com <p>A presente pesquisa teve como objeto de estudo o protagonismo social juvenil em contexto de periferia e as indagações nas possibilidades em colaborar no diálogo e na percepção dos efeitos do protagonismo, da participação política e da mobilização dos jovens na sociedade, teve como espaço de estudo duas organizações sociais (OS) juvenis da periferia de Brasília. Uma instituição não religiosa e a outra religiosa ligada a igreja católica. Nesta pesquisa foram analisadas as ações que as organizações sociais têm realizado para contribuir com o desenvolvimento do protagonismo juvenil em contexto de periferia. Com isso, fortalecer a discussão a respeito da participação e do protagonismo juvenil, e ainda investigar como e se essas organizações sociais contribuíram com o desenvolvimento do protagonismo e participação política juvenil em contexto de periferia. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo e nesse sentido, aplicou-se o modelo de pesquisa bibliográfica, exploratória com o objetivo de conhecer melhor a temática sobre participação e protagonismo juvenil feito por OSs na periferia de Brasília. E ainda apresentar proposituras a essas instituições nesse sentido.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2148 Sobre o uso da Aprendizagem Linguística Ativa na educação de português escrito para estudantes surdos: relato de experiência na sala de recursos 2025-07-10T12:17:08-03:00 Israel Ferreira Bezerra Sousa israel.libras@gmail.com Eloisa Nascimento Silva Pilati eloisapilati@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato de experiência aborda a transposição didática da Aprendizagem Linguística Ativa para o ensino de português escrito para estudantes surdos em uma sala de recurso de escola pública do ensino fundamental de Brasília. O texto apresenta os pressupostos básicos da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati 2017, 2020, 2024) e os materiais manipuláveis desenvolvidos pelo professor com base nessa proposta e utilizados em suas aulas para abordar temas como formação da sentença e a ordem das palavras em português escrito. A experiência do uso da metodologia e de seus materiais foi considerada exitosa porque modificou a relação dos estudantes surdos com as aulas de português e promoveu maior interesse e engajamento dos estudantes, facilitando o processo de aprendizagem.</span></p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2194 O capacitismo na Educação Física e suas implicações na realidade escolar: um relato de experiência 2025-08-02T17:05:31-03:00 Janaina Araujo Teixeira Santos janafisiot@gmail.com Henrique Araujo Teixeira Santos henriqueteixeira129a@gmail.com <p>Este artigo explora o capacitismo na educação física através de um relato de experiência mediante a vivencia de um professor de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal. O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência individual vivenciada por um professor de Educação física do ensino fundamental perante a dificuldade em lidar com as limitações de alunos com deficiência e/ou transtorno, principalmente em momentos de competição e a tendencia social para a exclusão desses alunos durante as aulas de educação física. A experiência permitiu&nbsp; reconhecer que a luta anticapacitista na educação física é um processo contínuo que exige reflexão crítica, ação e colaboração&nbsp; de toda comunidade escolar.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2205 A fotografia como linguagem inclusiva: a experiência de um professor com baixa visão no percurso formativo 2025-08-13T16:29:04-03:00 Daniel Fama de Freitas danielfamafotografia@gmail.com Tadeu Amoroso Maia tadeu.maia@se.df.gov.br <p>Este relato de experiência explora a fotografia como uma linguagem inclusiva, apresentando a experiência de um professor com baixa visão em um percurso formativo. Fundamentado na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, o estudo investiga a percepção e a relação entre o sujeito e o mundo, desafiando a normatividade do olhar e as concepções capacitistas que permeiam o ambiente escolar. Por meio do relato de experiência do professor, o trabalho propõe uma reflexão sobre as tensões entre o visível e o invisível no cotidiano educacional, destacando a potência criativa de pessoas com deficiência visual no campo da fotografia. O percurso formativo, intitulado "A Fotografia como Recurso Educacional", é oferecido pela Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Distrito Federal, visando capacitar docentes no uso da fotografia como ferramenta pedagógica e recurso educacional. A pesquisa discute como essa formação pode desconstruir o capacitismo, valorizando diferentes modos de perceber, produzir conhecimento e se expressar.</p> 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2211 Os desafios do Fórum Distrital de Educação na construção do novo PDE 2025-08-06T10:39:26-03:00 Júlio Barros juliobarros13@gmail.com Robson Santos Camara Silva robsoncamara@gmail.com 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2217 Soberania Educacional: mais que um conceito, uma necessidade de luta 2025-08-25T19:59:20-03:00 André Almeida Cunha Arantes andre.cunha@se.df.gov.br 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2222 Apresentação 2025-09-01T14:17:12-03:00 André Almeida Cunha Arantes andre.cunha@se.df.gov.br 2025-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal