http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/issue/feed Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal 2024-03-28T00:00:00-03:00 Editoria Executiva da Revista Com Censo rcc@se.df.gov.br Open Journal Systems <p>A <em>Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal</em> (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas. Ela busca criar condições para a expansão de estudos e debates acerca da situação da educação pública do DF, sob a ótica da análise das informações do Censo Escolar, realizando a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência dentro das temáticas: legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico.</p> http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1563 Transição escolar na educação das infâncias: acolhimento e parceria da comunidade escolar 2024-02-16T17:35:43-03:00 Danielle Daiane Reis danidreis@yahoo.com.br Clemência Santos clemenciakely@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este trabalho tem por objetivo relatar a trajetória da transição escolar no contexto da Educação das Infâncias, a partir dos relatos de vivências, com a participação da comunidade escolar tendo no processo a corresponsabilidade, acolhimento e parceria como tripé para busca da prática dos direitos que constam na Base Nacional Comum Curricular. Buscamos refletir, por meio de um relato de experiência como ocorre isso na prática, como esses direitos estão sendo garantidos e chegam às crianças. Discorremos, ainda, sobre as possíveis mediações no período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, evidenciando alguns pressupostos para pensar o acolhimento e a parceria dos profissionais da educação nesse processo.</span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1686 Maker educacional: um elo entre o fazer pedagógico convencional e o uso de ferramentas digitais integradoras na educação técnica no Novo Ensino Médio 2023-11-06T08:22:19-03:00 Marilia dos Santos Pinheiro marapinheiroster@gmail.com Sebastião Ivaldo Carneiro Portela sebastiao.portela@gmail.com Delmira Lima delmiralima@gmail.com <p>A utilização de abordagens construcionistas em espaços makers permite que os esforços pedagógicos sejam convergentes para a resolução de problemas reais presentes no contexto dos estudantes.. Assim, o objetivo principal desta proposta é a criação do espaço maker educativo capaz de integrar o eixo de disciplinas técnicas às propedêuticas da instituição CEMI Gama, baseado no formato dos FabLabs. Esse projeto piloto utilizou uma ferramenta tecnológica capaz de interagir com diversas áreas e propiciar ao estudante uma experiência proativa. Buscou-se articular o empreendedorismo e a inovação, agregando valor ao ensino formal. A implantação do projeto trouxe como resultado a melhoria nas aprendizagens e um site funcional para armazenamento de produtos gerados pela comunidade escolar nesse espaço interativo.</p> 2023-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1860 Educação antirracista: dialogando com Bárbara Pinheiro 2024-02-28T14:13:30-03:00 Ana Paula Pinheiro anapaulapinheiropedagoga@gmail.com Cristino Cesário Rocha cristino.arcanjo@gmail.com <p>A presente resenha crítica identifica e dialoga com contribuições de Bárbara Soares sobre a possiblidade de uma educação antirracista, tendo o/a educador/a como agente social de mudança, por meio de uma práxis educativa transformadora, além de trazer outros contributos que embasam essa perspectiva analítica.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1874 Filme nigeriano “Aníkúlápó”: um convite em “cruzos” de raça e gênero ao/a espectador/a professor/a 2024-03-08T10:22:51-03:00 Deise Carla Souza Santos deisecssouza24@gmail.com Martha Lemos de Moraes martha.moraes@se.df.gov.br Rosana Busnello Giacomazzi rgb2404@gmail.com <p>Em 2023, a Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em toda rede de ensino, completou 20 anos. A Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) promoveu, em 2023, o curso “<em>20 anos da Lei nº 10.639: história das </em><em>Á</em><em>fricas e formaç</em><em>ão do mundo transatlântico</em>”, oferecido pela professora formadora Dra. Renata Nogueira. Na ocasião, como cursistas, as autoras tiveram a oportunidade de conhecer diversas referências políticas/estéticas/epistêmicas africanas contemporâneas, na contramão do epistemicídio que se perpetua na <em>práxis</em> em diversos espaços educacionais. “Aníkúlápó” foi uma dessas referências, filme analisado pelas autoras em <em>cruzos</em><em> </em>com discussões sobre raça e gênero, por uma ótica docente interdisciplinar, afrorreferenciada, pluriepistêmica e/ou intercultural em sala de aula.</p> <p> </p> 2024-04-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1875 Educação em Direitos Humanos para aprender a proteger: um saber em construção! 2024-03-08T17:39:20-03:00 Rita Ippolito rita.ippolito@gmail.com Urânia Flôres da Cruz Freitas uraniaflores@gmail.com <p>Com trajetória de 30 anos de trabalho no Brasil e América Latina, a entrevistada traz um panorama dos estudos avancos e desafios da promocao, preservacao e consolidacao dos Direitos Humanos. Ippolito compartilha ainda sua visao sobre programas e projetos vinculados á cooperação internacional bilateral sobre a para os Diretos Humanos relacionados a crianças e adolescentes. A entrevista tambem aborda sobre princípios e parâmetros mundiais,&nbsp; América Latina e Brasil sobre e para os direitos humanos. Alem disso, a entrevistada aborda sobre a relevancia da formação continuada e a importância de trabalhar com professores e professoras da educação básica brasileira os direitos das crianças e adolescentes, da população negra, dos povos originários, da população LGBTQIAPN+ e da população em situação de rua. Principalmente acerca de como isso pode impactar na garantia de direitos.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1877 Prólogo 2024-03-13T12:05:11-03:00 Urânia Flôres da Cruz Freitas rcc@se.df.gov.br Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt rcc@se.df.gov.br 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1879 Apresentação 2024-03-18T09:17:05-03:00 Maria das Graças de Paula Machado rcc@se.df.gov.br 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1649 Orientações à docência na Educação Infantil: documentos oficiais publicizados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 2024-02-29T10:27:40-03:00 Débora de Souza Santos deborag7@hotmail.com Ligia Almeida Teixeira ligiateixeira11@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo analisar quais são as orientações para a prática docente na Educação Infantil a partir dos documentos publicados no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) voltados para a primeira etapa da educação básica. Neste estudo, realizado em 2023, foram mapeados e identificados os documentos do referido <em>site </em>na aba nomeada como <em>Espaço Pedagógico</em>, bem como realizada a análise documental de seus conteúdos. Também foi elaborada uma pesquisa de campo, que contou com a técnica de coleta de dados, por meio de um questionário enviado às professoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal que atuam nessa etapa. Participaram do questionário 113 professoras, o que corresponde a 10% do quantitativo de profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil e Jardins de Infância do Distrito Federal. Com este estudo foi possível concluir que os documentos do site podem trazer subsídios para o fazer pedagógico da professora junto às crianças da Educação Infantil, desde que considerada a sua efetiva leitura e reflexão pelas docentes.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1252 As TICS na educação pública do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19: análise do contexto inicial do ensino remoto de uma comunidade escolar 2023-04-24T15:58:11-03:00 Natália da Silva Chagas nataliadasilvachagas@gmail.com Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas otiliadantas@gmail.com Monique Vieira Amorim Bandeira moniquevieira53@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, realizada no primeiro semestre de 2021, cujo objetivo foi analisar o contexto de implementação do teletrabalho e do ensino remoto nas escolas públicas do Distrito Federal com o suporte das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Devido à pandemia de covid-19 e as restrições adotadas para conter o avanço do contágio pelo mundo, no ano de 2020 o formato não presencial foi implantado nas redes ensino do DF. Buscamos identificar e refletir sobre as condições iniciais, para a retomada das aulas de forma remota, da comunidade escolar de uma unidade de ensino da rede pública, em Planaltina-DF. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Analisamos dados de uma consulta realizada pela escola que encaminhou questionários em forma de formulários </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>online</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> para os seus profissionais e para as famílias dos estudantes, a fim de identificar </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">o acesso destes às tecnologias da informação e comunicação para a efetividade do ensino remoto no ano letivo de 2020. O trabalho é de natureza qualitativa e, apresentamos como resultados que a maioria dos profissionais da escola utilizaram o </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>notebook</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> e o celular para o teletrabalho, com o acesso doméstico à </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>internet</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> de banda larga e/ou via dados móveis no celular. Quanto às famílias, grande parte usou o celular para manter a interação com a escola e/ou professores, principalmente por meio do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>WhatsApp</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Destacamos, ainda, alguns normativos legais que serviram de parâmetro para a atuação dos profissionais da educação durante a vigência do teletrabalho e do ensino remoto. </span></span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1526 Práticas de literacia emergente em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal 2023-04-22T22:53:13-03:00 Vanessa Carla Barros dos Santos vancbk@hotmail.com <p>O presente artigo discute o desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos da Educação Infantil sob a perspectiva da introdução da materialidade em atividades de literacia emergente envolvendo o uso de objetos. Apresenta sucintamente os aspectos teóricos às práticas de literacia emergente na Educação Infantil e discute como o uso dos objetos na construção das relações grafema-fonema parece indicar a possibilidade de uma relação entre a materialidade e a literacia emergente. Este artigo apresenta recortes de um estudo descritivo-exploratório de uma pesquisa de Mestrado em Educação realizada na Universidade de Brasília e visa descrever as mudanças nos indicadores de consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos, resultantes da análise microgenética dos dados levantados nas interações triádicas (adulto-criança-objeto) a partir do uso de jogo da memória de letra-figura-objeto em práticas de literacia emergente desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal. Os resultados apresentados indicam a relevância do uso dos objetos na construção das relações entre fonemas e grafemas de crianças do campo e buscam contribuir para despertar novas reflexões e discussões acerca das práticas de literacia emergente na Educação Infantil.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1796 Trabalho e letramento digital docente após o ensino remoto: reflexões sobre o ensino 2024-01-04T08:44:48-03:00 Fernanda de Lima Oliveira f.proflimaseedf@gmail.com Urânia Flôres da Cruz Freitas uraniaflores@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Devido à pandemia da covid-19 e a necessidade do isolamento social, o sistema educacional teve de se adaptar ao ensino remoto, sendo inevitável o uso de recursos tecnológicos. Porém muitas foram as dificuldades desse percurso, tais como a falta de acesso à internet, equipamentos que suportassem a carga de trabalho, carência de políticas públicas para o alcance dos estudantes em sua totalidade e a necessidade de uma formação docente mais ampla que pudesse contribuir tanto para o manuseio, quanto para o letramento digital dos agentes desse processo. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Diante disso, fez-se necessário investigar qual legado dessa experiência com o universo digital ficou para os profissionais da educação que atuam em sala de aula após o ensino remoto. Para isso, seguiu-se o percurso metodológico de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário, visando compreender a realidade de parte dos docentes da rede e as implicações desse cenário nas aprendizagens dos estudantes.</span></span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1803 Currículo para diversidade na perspectiva da Ação-Reflexão-Ação: as contribuições do coordenador pedagógico dos anos iniciais 2024-02-05T16:04:01-03:00 José Reinaldo Oliveira jreinaldo.edu@gmail.com Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt cleonascimentoead@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente texto problematiza as discussões do</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">eixo</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">transversal</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">diversidade</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> e suas </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">interfaces</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">com</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">educação</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">para</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">as</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">relações étnico-raciais no contexto da escola pública do Distrito Federal. Tem por</span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">objetivo compreender as ações e estratégias didáticas do coordenador pedagógico a partir do método Ação-Reflexão-Ação (ARA), com base no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, exercidas para a construção e a consolidação dos valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros, bem como o fortalecimento das premissas de uma educação para os Direitos Humanos, na escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa,</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> de caráter reflexivo sobre o fazer-saber pedagógico e curricular,</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> com especial atenção ao método de estudo de caso. Ao longo da investigação, ficou claro o valor da transversalidade entre a educação para as relações étnico-raciais, a implementação do currículo para a diversidade e a atuação central do coordenador pedagógico na consolidação de uma educação antirracista.</span></span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1806 Saúde mental docente na pandemia e pós-pandemia da covid-19: análise de políticas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 2024-02-08T17:01:52-03:00 Ana Maria Bastos de Carvalho anamaria.carvalho2103@gmail.com Katilen Machado Vicente Squarisi katilensquarisi@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar as Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) voltadas para a Saúde Mental dos professores, principalmente no período da pandemia e pós-pandemia de covid-19. Trata-se de um artigo resultante de pesquisa bibliográfica e análise documental nos documentos da SEEDF, além de produções científicas publicadas entre 2009 e 2023 desenvolvidas no Brasil com esta temática. Ações preventivas voltadas para a saúde mental norteiam esta discussão, considerando um tema de relevância, social, mas que, na pandemia, se tornou ainda mais elementar para a saúde do corpo docente, pois diante do contexto de incertezas iminentes, a saúde mental foi impactada resultando no adoecimento destes profissionais. A SEEDF, por meio da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">no Trabalho (ASQVT), vinculada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), possui a competência de realizar ações que visam a promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho destes profissionais. Algumas ações já eram realizadas, entretanto, foi a partir do adoecimento crônico da categoria, principalmente por transtornos psíquicos, que houve um planejamento e implementação de ações mais abrangentes. Estas ações estão respaldadas pela Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar para Servidores Públicos da SEEDF no Ambiente de Trabalho e para Servidores Aposentados. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O estudo possibilitou apresentar como os elementos estão interligados e que não podemos desconsiderar os contextos social, político, econômico e cultural diante deste fenômeno tão discutidos nas rodas de conversa formais e informais. </span></span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1805 A diversidade sexual e de gênero nos currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal 2024-02-08T14:30:18-03:00 Anderson Neves dos Santos ander.2811@gmail.com Leonardo da Cunha Mesquita Café leocafe77@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo trata sobre os currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a proposta do seu trabalho pedagógico nas escolas públicas acerca da diversidade sexual e de gênero. O objeto de análise foi o Currículo em Movimento dos anos de 2014 e 2018. O referido trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa em educação, inspirada na perspectiva fenomenológica, na qual utilizamos análises bibliográficas e documentais. A análise dos dados possibilitou perceber que o currículo pesquisado se apresenta de maneira essencialmente teórica com lacunas da ordem prática. Além disso, nem todos os componentes curriculares têm proposta para o trabalho com a temática em questão. Apesar das concepções pós-críticas do currículo analisado, há a necessidade de (res)significar as questões de gênero e sexualidades nos documentos, sendo necessário operar com essas categorias de modo central para orientar a (re)construção da educação para todas as pessoas no Distrito Federal.</span></span></p> 2023-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1802 Projeto político–pedagógico (PPP) e a gestão democrática no contexto das escolas da SEEDF 2024-02-08T16:02:34-03:00 Milena Rosane da Silva milena.rosane@gmail.com Gisele Cristine da Silva Dantas dantasg@hotmail.com <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente estudo tem por objetivo analisar o processo de construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o papel da gestão democrática no contexto escolar das escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Portanto, para subsidiar esse estudo foi necessário realizar uma pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio de questionário no formato </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>online</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, que possibilitou a realização de um levantamento a partir da contribuição de 39 profissionais da Educação Básica que, por meio de suas </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">vivências cotidianas, apoiaram esse trabalho com dados a partir das suas percepções sobre como ocorre a construção</span></span><span style="color: #202124;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, o </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">planejamento e a efetivação do PPP nas escolas em que atuam</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Ademais, somados a isso, foi realizada uma análise bibliográfica com aporte da Lei nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), da Constituição Federal de 1988, como também da Lei nº 4.751/2012, que versa sobre a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal, seguindo as Orientações Pedagógicas (2010) que norteiam e regem o sistema de ensino da SEEDF. Em suma, os resultados apontam que os documentos que orientam as propostas pedagógicas da SEEDF buscam, de modo articulado, direcionar as ações a serem realizadas no contexto educacional, à medida que promovem as aprendizagens. Entretanto, revelam que essa organização apresenta fragilidades no que tange às articulações para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico das escolas da SEEDF. Indubitavelmente, faz-se necessário proposições para um repensar dessas práticas no contexto escolar.</span></span></p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1795 Educação das Relações Étnico-Raciais: historiografia da criação, execução, implementação da Lei 10.639/2003 e outras perspectivas sobre direitos humanos 2024-02-20T10:13:37-03:00 Adeir Ferreira Alves adeir.liceu@gmail.com <p>A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) é um programa da “inteligência negra” (Mbembe, 2005) que atua de forma mais ou menos interdependente em categorias de direitos humanos (educação; trabalho; cultura; religião; direitos; organizações sociais negras etc.). A ERER possui suas especificidades e generalidades, mas se puder ser vista por um quadro panorâmico pode ser compreendida como uma tática e saber antirracistas que se formam e se fortalecem em suas diferentes dimensões também de modo predominantemente autônomo, mas sempre em articulação com o seu eixo de base africana – a exemplo dos candomblés (Oliveira, 2021c). O presente estudo apresenta em tríplice perspectiva a Lei nº 10.639/2003: i) a partir da perspectiva dos movimentos sociais; ii) nas formas de atuações do Estado; iii) nos desdobramentos que a lei preconizada aciona em outras dimensões além da educação formal escolar. Em resumo, a ERER busca compreender um processo histórico da questão racial elegendo como ponto de partida a Lei nº 10.639/2003.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1749 Inclusão escolar, direitos humanos, ensinagem e aprendizagem: uma reflexão sobre os marcos legais norteadores e a práxis escolar inclusiva 2024-02-21T15:41:39-03:00 Joaquim Souza Junior jsj.live@hotmail.com <p>Este artigo discute o princípio de que a educação é direito de todos. Essa afirmação se alicerça na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e, na Declaração de Salamanca (1994), essa ideia se concretiza como um conjunto de princípios, políticas, ações e diretrizes que norteiam a Educação Inclusiva. Com a LDB – Lei 9394/1996 - essa política inclusiva desponta na educação brasileira. De 1996 até a contemporaneidade, muito se avançou e muito precisa avançar no processo de inclusão escolar. A inclusão escolar se configura como algo complexo e imbricado a toda multidimensionalidade do sistema educativo. O processo de ensino e aprendizagem, por ser ação dialética, contextualizada e que ocorre diretamente entre e o professor e o aluno por estar ligado diretamente à prática pedagógica, se configura como um campo fértil para a compreensão da Inclusão Escolar. O presente artigo, através da compreensão de entrevistas realizadas com professores de alunos inclusos, discute esse processo. Essa análise se constrói dialeticamente, na conversa entre autores como Vigotski, Freire e Léa das Graças, com o pesquisador e os professores regentes.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1800 A transformação social dos sujeitos por meio da educação: reflexões e vivências no contexto escolar 2024-02-08T14:26:40-03:00 Analicélia Maria Gonçalves analiceliamgoncalvesunbebdhi@gmail.com Luzirene do Rego Leite luzirene.rego@gmail.com <p>Este artigo científico apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as transformações sociais dos cidadãos provocadas pelo acesso à educação. Como essas mudanças podem ocorrer e qual a importância delas para a existência de cada indivíduo e do coletivo. Foram analisados estudos a partir da visão de autores consagrados como Paulo Freire, Stvan Mézaros, Moacir Gadotti, Edgar Morin, da Organização das Nações Unidas, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Currículo em Movimento, entre outros, no intuito de contribuir para a influência da educação na vida dos estudantes, explorando a importância da inserção de assuntos relacionados à sua vivência, relações familiares, crescimento pessoal, amizade e a independência cognitiva, profissional e social, bem como apresentar a influência da educação para a transformação social e a promoção da autonomia na perspectiva de uma educação humanizada, inclusiva e equitativa. Para além da prática da educação capitalista, que não é transformadora sob o ponto de vista das classes menos favorecidas, procura apresentar projetos, metodologias e estratégias educacionais desenvolvidas pelo mundo em busca de melhorias e resultados positivos no processo educacional.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1799 Política pública de formação docente: percurso formativo Aprender Sem Parar Anos Iniciais – Bloco Inicial de Alfabetização 2024-02-08T16:03:42-03:00 Ângela Cristina Morais Maciel angela.cristina2@edu.se.df.gov.br Angélica Acácia Ayres Angola de Lima angelicangola@yahoo.com.br <p>A formação continuada equivale ao prolongamento do sistema escolar ao longo da vida, segundo o interesse pessoal e a demanda da sociedade. O foco na docência dos anos iniciais se deve ao fato da educação básica ser o início da instigação do pensamento lógico, criativo e crítico, construindo um pilar para a capacitação profissional. Nota-se que a educação continuada desempenha um papel crucial no aprimoramento da carreira dos educadores, moldando-os como profissionais práticos e reflexivos capazes de analisar, compreender e refletir sobre a prática docente e o contexto social, ao mesmo tempo em que contribuem para o aprimoramento da educação nas escolas. Este artigo tem como objetivo geral compreender como a formação continuada de professores alfabetizadores dos anos iniciais, no percurso formativo Aprender Sem Parar dos Anos Iniciais ofertado pela Subsecretaria de Formação dos Profissionais da Educação (EAPE), contribuiu para a formação docente no período de 2019 a 2021. Com a intenção de realizar a investigação optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade explicativa. O presente estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas acerca da temática para cinco entrevistados, sendo um para realização do pré-teste e quatro respondentes à pesquisa. Este trabalho contribui com os estudos sobre a formação docente, a fim de ampliar o conhecimento de questões relacionadas a prática-reflexão-pesquisa com o objetivo de estimular a melhoria das políticas públicas de formação continuada na EAPE. Ademais, forneceu informações que podem facilitar a identificação de necessidade de desenvolver estratégias voltadas à criação de um ambiente escolar mais investigativo para que os docentes possam responder aos desafios da contemporaneidade.</p> 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1876 O que faz um periódico científico ser longevo? Perspectivas para se pensar o presente e o futuro 2024-03-13T12:02:02-03:00 Luiz Augusto Campos rcc@se.df.gov.br Raquel Oliveira Moreira rcc@se.df.gov.br 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1878 Selo 10 anos: o papel do periódico científico hoje e nos próximos anos & A jornada de uma década de um periódico científico na Educação Básica 2024-03-13T12:08:46-03:00 Raquel Oliveira Moreira rcc@se.df.gov.br Danilo Luiz Silva Maia danilo.maia@se.df.gov.br 2024-03-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal