http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/issue/feedRevista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal2025-04-10T12:43:08-03:00Editoria Executiva da Revista Com Censorcc@se.df.gov.brOpen Journal Systems<p>A <em>Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal</em> (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas. Ela busca criar condições para a expansão de estudos e debates acerca da situação da educação pública do DF, sob a ótica da análise das informações do Censo Escolar, realizando a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência dentro das temáticas: legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico.</p>http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1627 Por uma história do ativismo negro em Brasília e Distrito Federal: algumas considerações metodológicas e contextuais2024-06-10T15:35:18-03:00Marcelo José Domingosmarcelojosedomingos@gmail.com<p>Este artigo apresenta elementos metodológicos e conceituais de minha investigação de doutoramento sobre o ativismo negro no Distrito Federal, trazendo subsídios para que o professor da Educação Básica discuta o tema em sala de aula. Em minha tese <em>The Modernist City, Racial Repression and Political Resistance: Narratives of National Security and Black Activism in Brasília, Brazil (1978–1988)</em><a href="https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/workflow/index/1627/5/#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a> –, pesquiso e analiso arquivos confidenciais e secretos sobre o ativismo negro brasileiro nos últimos anos da ditadura militar brasileira. Ao investigar conceitos de democracia racial, nação e anti-subversão em arquivos de inteligência e usando abordagem da corrente norte-americana <em>Critical Archives Studies</em>, demonstro como o Estado brasileiro elaborou sua narrativa de raça dentro da máquina burocrática, negando a existência de preconceito racial e a agência política negra. Minha pesquisa incorpora, também, uma perspetiva histórica vista de baixo por meio da análise dos testemunhos orais de ativistas negros e seu papel no complexo cenário político do Brasil na década de 1980.</p> <p><a href="https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/workflow/index/1627/5/#_ftnref1" name="_ftn1"><sup>[1]</sup></a> A tese em questão foi defendia em novembro de 2022, sob orientação do Professor Seth Garfield (History Department, University of Texas at Austin). O trabalho foi desenvolvido com o suporte da SEEDF, por meio do Afastamento Remunerado para Estudos.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1833Formação continuada no espaço da Coordenação Pedagógica: diálogos sobre a organização escolar em ciclos2024-11-18T14:16:11-03:00Tâmia Teles de Menezes Pereiratamiatpereira@gmail.com<p>A organização escolar em ciclos está em vigor em todo o ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal desde 2014, porém, seus pressupostos teóricos e metodológicos ainda são pouco discutidos entre os docentes. Isso pode causar impactos no processo ensino aprendizagem. Assim, esta pesquisa-ação, com o objetivo de promover reflexões sobre a organização escolar em ciclos entre os profissionais que já estão inseridos na prática, utiliza a coordenação pedagógica como espaço-tempo para promover estudo coletivo e colaborativo. Os dados analisados decorreram dos registros feitos durante a ação de formação realizada em dois momentos distintos. Foi possível observar que os docentes já possuíam uma aproximação com o tema, porém, algumas reflexões sugerem a necessidade de que outras ações de formação ocorram, uma vez que ainda resta significativamente presente a cultura da escola seriada pautada na reprovação. Dessa forma, esta pesquisa-ação corrobora a importância de ações de formação continuada, realizadas dentro do espaço escolar e que sejam pautadas no diálogo e protagonismo docente.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1815A inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional por intermédio dos processos básicos e das dimensões da aprendizagem de Knud Illeris2025-01-30T09:29:25-03:00Antonio Marcos Soares da Conceiçãomarcosbrucy@gmail.com<p>Entre o elenco de trabalhadores que atuam na Educação Profissional inclusiva existe uma preocupação crescente quanto à aprendizagem do estudante com deficiência. Os desafios para que o estudante com deficiência permaneça na Educação Profissional e Tecnológica - EPT inclusiva requerem providências como a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do estudante. Este trabalho de cunho descritivo tem como objetivo conhecer as teorias da aprendizagem de Illeris (2013), bem como analisar as ações que visem à permanência estudante na EPT visto que o acesso já está garantido por meio da legislação. Pretendeu-se descrever, a partir de um estudo qualitativo, de tipo bibliográfico, as considerações do teórico Illeris (2013), a respeito da compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana, dialogando sobre a inclusão do estudante com deficiência na EPT na intenção de contribuir para a inclusão e a integração de todos, sem distinção de dificuldades físicas, intelectuais ou sensoriais.</p> <p> </p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2035Utilizamos o Plano Educacional Individualizado (PEI) na Secretaria de Educação do Distrito Federal?2025-03-13T15:26:40-03:00Joanna de Paolijoanna.paoli@edu.se.df.gov.br Glaucileanderson Machado Palma laucileanderson@gmail.comLoyane Guedes Santos Limaprofessora.loyane@gmail.comDivaneide Lira Lima Paixãodivaneide.paixao@se.df.gov.brYesmin Correia Diasyesmindias@gmail.comJuarez Oliveira juasampa@gmail.com<p>Este texto apresenta uma análise documental dos principais formulários da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) relacionados ao acompanhamento pedagógico de estudantes da Educação Especial em salas regulares. Os documentos analisados incluem o Relatório de Avaliação e Intervenção Educacional, o Estudo de Caso, o Plano de Atendimento Educacional Especializado e o Formulário de Adequações Curriculares. Esses foram comparados entre si e com o Estudo de Caso e o Plano Educacional Individualizado (PEI), presentes em duas versões das Orientações Específicas para o Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista, do Conselho Nacional de Educação. Na SEEDF, a ausência de um documento com a denominação de PEI, amplamente citada nas legislações, pode gerar conflitos, como a falta de compreensão de que temos um documento com a mesma finalidade, o Formulário de Adequações Curriculares, ainda mais em composição com os demais documentos. A SEEDF foi assertiva em evitar associações com termos que, historicamente, estiveram muito alinhados ao modelo médico de deficiência. Contudo, essa situação também pode impactar em pesquisas nacionais que desconhecem as particularidades da SEEDF, levando à desconsideração do nosso trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva. Mais do que mudanças de nomenclatura ou criação de novos documentos, é essencial avaliar as condições objetivas do trabalho pedagógico, como a informatização dos dados dos estudantes. A inclusão requer processos menos burocráticos e estratégias que promovam uma compreensão ampla dos estudantes da Educação Especial, além de um diálogo dinâmico entre os profissionais envolvidos.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1964Ensino de língua portuguesa: estratégias didáticas e metodologia ativa para o ensino da concordância verbal2025-01-10T11:42:02-03:00Yasmin de Oliveira Britoyasminrabibi@gmail.comRhebeca Diniz Cabralcabralrhebeca@gmail.comViviane Cristina Vieiravivi@unb.br<p>O presente artigo tem como proposta apresentar, debater e analisar o estudo de caso referente às aulas de Língua Portuguesa aplicadas de concordância verbal, a partir de uma metodologia ativa, no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal, em duas turmas da 3ª série. Assim, serão feitas a exposição e a argumentação de como foi planejado e aplicado o tópico de conhecimento de concordância verbal, por intermédio de metodologias ativas-reflexivas pensadas por Pilati (2024) e Ramalho (2012), com elaboração de jogo em formato de baralho: o <em>Baralho da Concordância Verbal na Construção de Sentidos</em>. Dessa forma, cabe evidenciar como essa proposta pode inspirar estratégias em sala de aula, de forma a pensarem sobre novas práticas educacionais, com o fito de melhorar o ensino-aprendizagem de português como língua materna no Brasil. Portanto, há o convite para novas pesquisas, a fim de contribuir para a educação brasileira. </p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1589A tradução textual como mediadora no processo de análise morfológica e na construção de sentido no ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) para alunos surdos2025-02-07T14:12:17-03:00Dulcimary de Freitas Alves Oliveirasweetmary003@gmail.com<p>A educação inclusiva de alunos surdos tem se demonstrado uma rica fonte de discussões acadêmicas, sempre em busca de estratégias de ensino e aprendizagem que sejam pertinentes e favoráveis a este público. Neste sentido, o presente artigo discute o uso da tradução textual como mediadora na prática de ensino de língua estrangeira (inglês) para alunos surdos em escolas regulares. Trata-se de um estudo teórico, pautado na proposta de Gaustad (2000) de uma análise morfológica, a partir de exercícios de tradução textual, para alunos surdos. São discutidos ao longo do texto algumas peculiaridades no processo de aquisição de linguagem destes aprendizes para que se compreenda melhor este contexto de ensino.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1819A formação de professores para a diversidade: um estudo sobre as licenciaturas do Instituto Federal de Brasília em perspectiva interseccional2025-02-19T16:30:46-03:00Roberta Fernandes Batistafb.roberta@gmail.com<p>No Brasil, a desigualdade é uma naturalização da violência cotidiana vivida por homens e mulheres, influenciada por gênero, raça e classe. É fundamental considerar a interconexão dessas disparidades e a necessidade de incluir e priorizar os grupos marginalizados na compreensão de suas perspectivas e interpretações da realidade. A educação desempenha um papel crucial na promoção da igualdade e no combate à desigualdade, e professoras(es) e estudantes são protagonistas na mediação do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o lugar da diversidade no currículo dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Brasília (IFB), com foco na integração das questões da diversidade no currículo e no alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais para a formação de docentes da educação básica. Este estudo qualitativo utilizou a análise documental a partir de uma perspectiva interseccional, priorizando as categorias de gênero, raça e classe.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1779Práticas inovadoras na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 2025-02-12T15:10:21-03:00Alessandra Valéria de Paulaalevpaula@gmail.comKisy Gonçalves de Oliveira kisyoliveira@gmail.comSuzana Régia Oliveira Barbosa Silva suzanaregia17260@gmail.comLiliane Campos Machado lcmpedagogia@yahoo.com.br<p>O objetivo principal deste artigo é revisitar o conceito de inovação educacional sob as lentes de Zabalza (2014); Garcia (1980) e por meio de três ações públicas que ensejaram transformações pedagógicas e sociais no Distrito Federal. A primeira delas é a criação dos Centros Interescolares de Línguas – CILs, ação de baixo para cima, <em>bottom-up,</em> proposta e vitalizada por uma professora atenta às demandas da comunidade escolar, a qual faz desta unidade da Federação referência em ensino de Língua Estrangeira – LE. A segunda é a abertura de Escolas-Parque - EPAR, modelo educacional concebido por Anísio Teixeira que propunha uma educação diferenciada, de qualidade e que envolvesse todos os aspectos que compõem o desenvolvimento humano. A terceira é a instituição da Jornada Ampliada no Distrito Federal como um dos meios integrantes de valorização docente, prática que se diferencia de outras capitais por seu formato de organização da carga horária de trabalho do professor. Essa ação traz benefícios para a ação pedagógica, impactando, substancialmente, na melhoria das condições de trabalho docente e na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Abordamos o histórico, os avanços e recuos, a concepção de educação, os elementos caracterizadores de inovação educacional e as potencialidades dessas políticas públicas ao longo do artigo.</p> <p> </p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1825Sala de aula viajante: de aula multidisciplinar no ensino remoto durante a pandemia à oficina presencial no ensino médio integral (2020 e 2023)2025-02-03T14:33:16-03:00Isabella de Araujo Goellnerisabella.goellner@gmail.com<p>Este texto relata a experiência de uma metodologia inovadora de sala de aula viajante, inicialmente concebida como aula interdisciplinar durante as aulas remotas causadas pela pandemia da COVID-19 em 2020. A sala de aula viajante evoluiu para uma oficina no ensino médio integral em uma escola com projetos de educação plurilíngue português-francês, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As aulas interdisciplinares na sala de aula viajante buscam proporcionar aos alunos uma imersão em conhecimentos culturais, históricos e espaciais, afastando-se do fetichismo espacial. O relato destaca a importância de compartilhar práticas educacionais inovadoras para promover a disseminação de abordagens eficazes. O desenvolvimento da sala de aula viajante incluiu o uso de ferramentas virtuais, como o <em>Google Earth</em> e o <em>Canva</em>, além da participação de vídeos de guias turísticos virtuais para proporcionar uma experiência autêntica. O projeto foi replicado em diversas escolas, recebendo <em>feedbacks </em>positivos. Posteriormente, a metodologia foi adaptada para uma oficina semestral no Centro Educacional do Lago Norte, uma escola pública integral com projeto de educação plurilíngue. A escola integral é crucial para o sucesso do projeto, seguindo a política de Educação em Tempo Integral implementada em 2017 pela Secretaria de Educação do DF. O relato destaca a expansão do projeto para outras cidades ou países e relata a implementação da oficina "Viagem aos Países que Falam Francês", que proporcionou uma imersão virtual em diversos países, incluindo o uso de realidade virtual e experiências gastronômicas.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2041Discutindo a Guerra Cultural2025-03-09T08:38:30-03:00Robson Santos Camara Silvarobson.silva@se.df.gov.brAndré Almeida Cunha Arantesandre.cunha@se.df.gov.brRaquel Oliveira Moreiraraquelmoreira.nic@gmail.com<p>Em <em>Domínio das Mentes</em>, Aldo Arantes analisa criticamente a ascensão do neoliberalismo, da extrema-direita e das estratégias de dominação ideológica no Brasil e no mundo. A obra estrutura-se em duas partes, abordando desde fundamentos teóricos até propostas de resistência. Arantes denuncia o neoliberalismo, iniciado nos anos 1970, por promover a financeirização da economia, desregulamentação trabalhista e concentração de renda, ampliando desigualdades (apoiado em dados de Piketty e OXFAM). Governos como os de Temer e Bolsonaro são criticados por precarizar direitos sociais e trabalhistas, como a reforma de 2017 e o desmonte da CLT. O autor associa austeridade neoliberal ao fascismo como apontado por Clara Mattei, e expõe o uso do "Direito Penal do Inimigo" para perseguir opositores (ex.: Lawfare contra Lula). O livro trata como a extrema-direita, articulada por figuras como Steve Bannon e Olavo de Carvalho, utiliza fake news, algoritmos (via Cambridge Analytica) e plataformas digitais para disseminar ódio e desestabilizar democracias, como nas eleições de Trump e Bolsonaro. Associa como big techs, a exemplo de Facebook e Google, monetizam dados pessoais, manipulando comportamentos e eleições, enquanto a falta de regulação ameaça privacidade e autonomia. Denuncia a atuação de grupos neofascistas, setores de bancadas evangélicas, militares e think tanks (Instituto Millenium, LIDE) promovem agendas conservadoras, combate a direitos humanos e alinhamento ao capital. Arantes defende um "Plano Programático" para fortalecer democracia: distribuição de renda, educação pública, regulação de big techs, combate a fake news e reforma política com financiamento público. Inspira-se no "socialismo renovado" chinês, mesclando planejamento estatal e dinamismo de mercado. A obra alerta para os riscos da dominação ideológica neoliberal e da guerra cultural, enfatizando a urgência de unir lutas sociais, ética tecnológica e soberania nacional para construir um projeto democrático inclusivo.</p> <p> </p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2049Apresentação2025-03-26T20:56:10-03:00Comitê Gestor da Revista Com Censorcc@se.df.gov.br2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2052Pensar 2034: da utopia ao ciclo virtuoso entre pesquisa-formação-publicação 2025-04-02T18:21:29-03:00Raquel Oliveira Moreiraraquelmoreira.nic@gmail.com2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2047Prólogo: Entrevistas Reunidas2025-03-25T10:43:56-03:00Comitê Gestor Revista Com Censorcc@se.df.gov.br2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2051Educação, Cinema e a formação do pensamento crítico2025-04-01T13:39:18-03:00Sérgio Moriconisergiomoriconi@gmail.comAndré Almeida Cunha Arantes andre.cunha@se.df.gov.brLúcia Andrade Nascimentoluciandrade3@gmail.com2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2053Entrevistas Reunidas: Dermeval Saviani2025-04-07T17:25:36-03:00Dermeval Savianinaoseaplica@gmail.comKattia Amin Athayde Figueiredonaoseaplica@gmail.com2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2054Entrevistas Reunidas: António Nóvoa2025-04-08T10:02:01-03:00António Sampaio de Nóvoanãoseaplica@gmail.comDanilo Luiz Silva Maiadanilo.maia@edu.se.df.gov.br2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2055Entrevistas Reunidas: Carlos Roberto Jamil Cury2025-04-08T10:47:35-03:00Carlos Roberto Jamil Curynaoseaplica@gmail.comGuilherme Reis Nothennãoseaplica@gmail.com2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2056Entrevistas Reunidas: José Francisco Soares2025-04-08T11:34:35-03:00José Francisco Soaresnaoseaplica@gmail.comDanilo Luiz Silva Maiadanilo.maia@edu.se.df.gov.br2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2057Entrevistas Reunidas: Márcia Ângela da Silva Aguiar2025-04-08T11:52:50-03:00Marcia Ângela da Silva Aguiarnaoseaplica@gmail.comAngélica Acácia Ayres Angola de Limanaoseaplica@gmail.com2025-04-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2058Entrevistas Reunidas: Pedro Demo2025-04-08T12:02:20-03:00Pedro Demopedro@unb.brDanilo Luiz Silva Maiadanilo.maia@edu.se.df.gov.br2025-04-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2060Entrevistas Reunidas: Cipriano Carlos Luckesi2025-04-08T14:18:05-03:00Cipriano Carlos Luckesinaoseaplica@gmail.comHelana Célia de Abreu Freitasnaoseaplica@gmail.comTamar Rabelo de Castronaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2061Entrevistas Reunidas: Genésia de Sousa Nogueira2025-04-08T14:33:21-03:00Genésia de Sousa Nogueiranaoseaplica@gmail.comRaquel Oliveira Moreiraraquel.moreira@se.df.gov.br2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2062Entrevistas Reunidas: Djiby Mané 2025-04-08T15:32:42-03:00Djiby Manénaoseaplica@gmail.comRenata Nogueiranaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2063Entrevistas Reunidas: Carlos Lafaiete Formiga Menezes2025-04-08T15:40:05-03:00Carlos Lafaiete Formiga Menezesnaoseaplica@gmail.comGuilherme Reis Nothennaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2065Entrevistas Reunidas: Carlos Lopes 2025-04-08T15:47:51-03:00Carlos Lopescarloslopes@unb.brMarina Nunesnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2059Entrevistas Reunidas: Benigna Maria de Freitas Villas Boas 2025-04-08T15:56:23-03:00Benigna Maria de Freitas Villas Boasnaoseaplica@gmail.comCilene Vilarins Cardoso da Silva naoseaplica@gmail.comCristhian Spindola Ferreiranaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2066Entrevistas Reunidas: Luiz Zarref 2025-04-08T16:15:19-03:00Luiz Zarrefnaoseaplica@gmail.comAdriana Morbecknaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2075Entrevistas Reunidas: Lia Diskin2025-04-09T11:35:19-03:00Lia Diskinnaoseaplica@gmail.comRaquel Oliveira Moreiraraquelmoreira.nic@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2076Entrevistas Reunidas: Tony Macedo et al.2025-04-09T11:42:10-03:00Tony Marcelo Gomes de Oliveiranaoseaplica@gmail.comEucleia Gomes de Melonaoseplica@gmail.comWilma Barros Ornelasnaoseaplica@gmail.comCristiane de Fátima Silva de Oliveiranaoseaplica@gmail.comFernanda Rodrigues dos Santosnaoseaplica@gmail.comGislaine Maria Martins Limanaoseaplica@gmail.comKislene Pereira de Souza Silvanaoseaplica@gmail.comSamara Ferreira de Oliveiranaoseaplica@gmail.comCamilla Cristina Silvanaoseaplica@gmail.comAndressa Marquesnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2077Entrevistas Reunidas: Gilka Girardello 2025-04-09T11:57:09-03:00Gilka Girardellonaoseaplica@gmail.comMayrhon José Abrantes Farias naoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2064Entrevistas Reunidas: Lino Castellani Filho2025-04-08T15:48:39-03:00Lino Castellani Filhonãoseaplica@gmail.comGuilherme Reis Nothennaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2067Entrevistas Reunidas: Manoel Barbosa Neres2025-04-08T16:17:12-03:00Manoel Barbosa Neresnaoseaplica@gmail.comJanaína Almeidanaoseaplica@gmail.comRodrigo Capelle Suessnaoseaplica@gmail.comVanessa Nascimento Freitasnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2068Entrevistas Reunidas: Eva Waisros Pereira2025-04-08T16:27:40-03:00Eva Waisros Pereiranaoseaplica@gmail.comJanaína Almeidanaoseaplica@gmail.comRodrigo Capelle Suessnaoseaplica@gmail.comVanessa Nascimento Freitasnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2069Entrevistas Reunidas: Adriana Almeida Sales de Melo2025-04-08T17:04:05-03:00Adriana Almeida Sales de Melonaoseaplica@gmail.comCarolina Carrijo Arrudanaoseaplica@gmail.comDanilo Maianaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2070Entrevistas Reunidas: Renísia Cristina Garcia Felice2025-04-08T17:30:20-03:00Renísia Cristina Garcia Felice naoseaplica@gmail.comAdeir Ferreira Alvesnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2071Entrevistas Reunidas: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo2025-04-08T17:46:37-03:00Carolina Raquel Duarte de Mello Justonaoseaplica@gmail.comRaquel Oliveira Moreiranaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2072Entrevistas Reunidas: Marcia Martins de Oliveira2025-04-08T17:52:58-03:00Marcia Martins de Oliveiranaoseaplica@gmail.comDanilo Maianaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2073Entrevistas Reunidas: Luis Felipe Miguel 2025-04-08T18:00:33-03:00Luis Felipe Miguelnaoseaplica@gmail.comRaquel Oliveira Moreiranaoseaplica@gmail.comGislene Barralnaoseaplica@gmail.comAndré Almeida Cunha Arantesnaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federalhttp://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/2074Entrevistas Reunidas: Luiz Augusto Campos2025-04-08T18:09:07-03:00Luiz Augusto Camposnaoseaplica@gmail.comRaquel Oliveira Moreiranaoseaplica@gmail.com2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal